Montesquieu propõe uma nova distribuição do poder .qual e a sua proposta e qual e seu argumento ?
Respostas
Elaborou a partir de um estudo comparativo das organizações políticas do Estado, questões postas por Maquiavel, suas visitas à Inglaterra – então uma monarquia constitucional – e das ideias de Locke, especialmente sobre as noções de liberdade, separação de poderes. Fez um exaustivo estudo comparativo das leis e organização social de todos os países conhecia, quer por leituras, quer por viagem. Propôs um sistema de freios e contrapesos, um executivo forte que inspiraria as constituições monarquistas francesa (1791) e espanhola de Cádiz (1812), as quais foram regimes efêmeros. Suas ideias teriam sucesso no sistema presidencialista norte-americano presente na constituição de 1789.
Ao invés de defender um regime político particular, Montesquieu manteve um ideal de crítica situada quanto a preferência de um regime político a outro. Para ele, nenhum regime seria melhor ou pior, mas responderia à diversos fatores do Estado – tamanho territorial e condições geográficas (inclusive o clima, o qual atribui grande papel no comportamento, na política e na economia) e costumes dos povos. Apesar da postura relativista em relação aos regimes, tende a preferir a monarquia constitucional para a França, E, ultrapassando os confins de sua nação, defende que o estado de direito, a liberdade e a tolerância tenham um alcance universal.
O governo do período de Montesquieu era a monarquia absolutista, onde o rei era quem detinha todo o poder para si. Considerando o governo falho, Montesquieu propõe três poderes exteriores ao rei: Legislativo, onde um grupo seria responsável pela criação de leis; Judiciário, onde outro grupo seria responsável pelo julgamento das leis e do consequente réu; e o Executivo, que seria o grupo que executaria essas leis. Desse modo, o poder se dividiria e o rei não deteria tanto poder para governar o povo.