Você sabe o que é um unicórnio no mundo empresarial?
São chamadas de unicórnios as startups tecnológicas que são avaliadas em mais de um bilhão de dólares (U$ 1.000.000.000,00). Alguns exemplos desse tipo de empresa são o Facebook, a Farfetch, a Dropbox e a SpaceX.
Em janeiro de 2018, tivemos uma brasileira compondo esse seleto grupo de empresas no mundo, chamada 99 (anteriormente 99 Taxis).
A empresa foi fundada em 2012 e, desde então, transformou-se em um foguete empresarial que a cada ano cresce mais e mais.
Isso se deve à expertise de seus fundadores Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht, que sempre entenderão o mercado e como ser diferenciado inovando sempre.
Dito isso, que tendência de mercado ela conseguiu visualizar para dar tão certo aqui no Brasil? Qual foi a inovação que ela trouxe para o mercado brasileiro que foi tão fundamental para essa aderência?
Respostas
A 99, assim, como a Uber, identificou uma grande oportunidade no mercado de mobilidade urbana.
O primeiro fator que ela se propôs a tratar foi o alto custo representado pelos serviços de táxi. Devido à burocracia, alto custo de entrada na área e domínio do serviço frente à concorrência, o consumidor final sofria com os altos preços. A 99 então simplificou o modelo, tornando-o mais ágil, barato e criando uma concorrência baseada em motoristas comuns que disponibilizavam seus veículos.
Outro fator era a dificuldade de contratação do serviço. Encontrar um táxi, especialmente quando se estava na rua. poderia se tornar uma tarefa árdua. Muitas vezes era necessário se deslocar para pontos específicos, o que foi solucionado pelo uso de um aplicativo para chamar os motoristas.
Por fim, no passado, eram poucos taxistas que trabalhavam com cartão como forma de pagamento, devido às dificuldades logísticas de transporte das máquinas. O aplicativo da 99 possibilitou múltiplas formas de pagamento, simplificando o processo para cliente e prestador.