Os grandes supermercados, como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, tiveram muitos anos de domínio no mercado de varejo no Brasil, onde a força de compras em grandes volumes de seus fornecedores, o alto giro nas prateleiras e o comportamento de compras concentradas dos clientes favoreciam seus modelos em grandes lojas diante dos pequenos comerciantes locais. Ao analisar o ambiente e a evolução desse segmento nos últimos anos, é possível identificar várias oportunidades criadas e ameaças que estão mudando esse mercado. Cite algumas dessas oportunidades e ameaças que representaram reais diferenças no mercado.

Respostas

respondido por: makmorales
21

Olá,

Ao mencionarmos os grandes supermercados, como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, sabemos que eles tiveram muitos anos de domínio no mercado de varejo no Brasil, mas que nos últimos anos ocorreram mudanças no cenário político e econômico, trazendo tanto ameaças quanto oportunidades.

Podemos citar algumas dessas oportunidades e ameaças que representaram reais diferenças no mercado a começar com as ameaças; já amostrando a venda das operações do Walmart no Brasil, advindas de ameaças de cunho econômico, visto que o país apresentou recessões e crises profundas na economia que persistem até agora.

Sem dúvidas a instabilidade econômica no Brasil representa a maior ameaça, além do aumento do desemprego e perda do poder de compra das famílias. Como oportunidades tem-se os mercados das classes B, C e conseguintes, que desejam produtos baratos e acessibilidade aos bens de consumo, além do aumento das tecnologias disponíveis, que permitem essas empresas reduzirem seus custos significativamente; sem mencionar o boom no comércio eletrônico.

Abraços!

respondido por: yasmimlana
17

Veja a seguir algumas ameaças que mudaram o modelo que até então prevalecia nesse mercado:

1) O controle da inflação: com uma inflação controlada, as compras começaram a ser realizadas de forma mais espaçada, mudando o comportamento e a frequência dos compradores nos supermercados.

2) Trânsito nos grandes centros: cada dia mais complexos e custosos, os deslocamentos passaram a ser um problema para as lojas grandes que estão concentradas em áreas mais distantes.

3) Disponibilidade de informações: os consumidores passaram a ter um acesso fácil aos produtos e às pesquisas instantâneas de preço.

Diante desse novo cenário, surgiram oportunidades, como:

a) Crescimento dos supermercados de bairro, onde as pessoas passaram a realizar compras menores e próximas às suas residências.

b) Extensão das ofertas em sites eletrônicos para entregas em casa: surgem supermercados especializados, com entregas mais elaboradas, como o Verdemar, em Minas Gerais, que, em 2014, já era o quinquagésimo maior do Brasil, porém, o primeiro em faturamento por m² de loja.

Perguntas similares