5 - (UFJF MG)
A partir do século III assiste-se ao longo processo de crise do Império Romano do Ocidente e ao desenvolvimento das instituições feudais, que daria início ao período medieval. Assinale o item que NÃO se enquadra nesse contexto.
a) A expansão do Império Romano do Ocidente cessou, levando ao decréscimo da obtenção de escravos e riquezas.
b) As fronteiras pouco controladas devido à fragilidade romana possibilitaram a invasão dos povos bárbaros e a fragmentação territorial do Império.
c) O poder político exercido pelas grandes cidades se manteve, levando a um crescimento da urbanização e desenvolvimento das instituições comerciais.
d) Desenvolveu-se o sistema de colonato através do qual escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nas terras dos grandes proprietários.
e) Iniciaram-se as relações de suserania e vassalagem baseadas em fidelidade e prestação de serviços dos vassalos para com os senhores.
JUSTIFIQUE a sua escola CARACTERIZANDO o mundo feudal a partir de TRÊS PALAVRAS-CHAVE
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
A partir do século III, como forma de conter os excessivos gastos militares, foi decisão de Roma cessar a expansão e as conquistas territoriais. O fim dessas conquistas acarretou uma diminuição no número de escravos, que provocou uma queda na produção agrícola. Assim, em crise e com o exercito enfraquecido, as fronteiras ficaram desprotegidas, e com isso se deram as invasões bárbaras dos povos germânicos. Em consequência dessa crise imperial também se deu um êxodo urbano, com a saída da população urbana para o campo, fugindo da crise econômica e dos bárbaros. Também o processo inflacionário devido a queda da produção agrícola e a então diminuição da arrecadação de impostos, acentuou a crise. Nesse momento, as cidades definham junto com o império, e isso marca a passagem da transição do mundo Antigo para o Medieval.