As questões socráticas inauguram a ética ou a filosofia (da) moral porque definem o campo no qual os valores e obrigações morais podem ser estabelecidos pela determinação de seu ponto de partida: a consciência do agente moral [...] (Sócrates) interroga os indivíduos para saber se, ao agirem, possuem efetivamente consciência do significado e da finalidade de suas ações [...] – Marilena Chauí
Respostas
Olá,
Completando: a. O conjunto de ideias que orientam a humanidade na busca de uma convivência satisfatória, um conjunto de normas e princípios a partir dos quais os seres humanos procuram elaborar distinções entre o bem e o mal, o certo e o errado, para que haja uma melhor convivência em sociedade.
b. Regulamenta as ações do convívio com a fauna e a flora.
c. Objetiva tornar a vida impossível e passa a ser a mediação necessária para que a humanidade possa se distanciar da utopia sonhada em termos de convivência.
d. Configura-se como um conjunto de conhecimentos e teorias, expressos em leis, manuais e regulamentos que serve à vontade empresarial para bem conduzir as suas ações.
e. Concebida como educação do caráter do sujeito amoral para dominar irracionalmente os impulsos, apetites e desejos, para orientar à vontade rumo ao bem e à felicidade e para formá-los como membros da coletividade sociopolítica.
RESPOSTA:
Sócrates pode ser considerado o grande inaugurador das questões éticas, visto que seus estudos são responsáveis por definir o campo no qual os valores e obrigações morais podem ser estabelecidos.
Para Sócrates, a ética pode ser vista como o conjunto de ideias que orientam a humanidade na busca de uma convivência satisfatória, pois sem isso, o mundo se tornaria uma guerra de todos contra todos, como bem diz Thomas Hobbes; além da existência de um Estado, é preciso haver códigos morais entre os indivíduos para que a convivência humana seja possível.
Letra A.
Abraços!