Lacombe e Heilborn (2003, p.502) afirmam que a formação de grandes blocos regionais, se bem que represente grande vantagem para todos os países que o constituem, favorece especialmente os menores, em que o mercado pequeno dificultava a implantação de empreendimentos com vantagens comparativas de escala de produção e passam a contar com o mercado total do bloco para fins de barganhas comerciais. Ademais, a nova ordem mundial é multipolar, em substituição à bipolar, quando os Estados Unidos e a União Soviética dividiam o comando do mundo. FILIPPIN, Marcelo. Organizações Transnacionais. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018. De acordo com os conhecimentos sobre a nova ordem mundial, assinale a afirmativa correta.
Respostas
Olá!
Sua pergunta está incompleta faltam as alternativas, porém, eu achei umas que não sei se correspondem, mais servem de exemplo para resolver a questão.:
1) A formação de grandes blocos econômicos, como o NAFTA, Mercosul, Comunidade Europeia e outros, tem inibido os movimentos nacionalistas separatistas no mundo.
2) As organizações financeiras internacionais, como o FMI, o Bird e o Gatt, perderam importância na nova conjuntura multipolar.
3) O Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, eliminou as barreiras alfandegárias entres os países-membros e criou uma moeda única, que entrará em vigor a partir de 2010.
4) Os blocos econômicos são grupos de países que se juntam para celebrar acordos privilegiados entre si com o objetivo de combater o processo de globalização.
5) Os blocos de maior poderio econômico, tecnológico e político-diplomático são o americano, o europeu e o asiático.
Respondendo a questão:
Sabemos que a nova ordem mundial é multipolar, em substituição à bipolar, quando os Estados Unidos e a União Soviética dividiam o comando do mundo, segundo Lacombe e Heilborn (2003) grandes blocos regionais representam uma grande vantagem, favorecendo os emprendimentos nos menores.
Um bloco regional poderia ser definido de alguma forma como a integração ou associação de diferentes países que compartilham interesses comuns em econômico, social, político, ambiental, etc. Este objetivo reagrupar solto para adquirir maior peso decisório contra o sistema planetário global.
Atalmente os blocos regionais de maior podereio tanto na economía, tecnología e política são o Americano, Europeu e Asiático.