Para Johanson e Vahlne (1977), a distância psíquica pode ser definida como a soma de fatores que previnem o fluxo de informações entre a empresa e o mercado. Esses fatores incluem a educação, o idioma, a prática de negócios, a cultura e o nível de desenvolvimento industrial. É somente com a prática e com os conhecimentos adquiridos com a experiência, que as empresas ultrapassarão obstáculos e diminuirão gradativamente os riscos do processo de internacionalização. Dessa forma, pode-se ter um maior estímulo para uma internacionalização continuada. JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm – A model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of international business studies, vol. 8, nº 1, pp. 23-32, 1977. O excerto acima deixa claro os riscos que as organizações transnacionais assumem no decorrer do processo de internacionalização. Nesse sentido, considerando as dimensões do comportamento segundo Hofstede, assinale a alternativa que representa a dimensão relacionada aos riscos.
Respostas
Perfazemos a análise de conteúdo e raciocínio analítico sobre o caso:
Segundo os autores para institui-se os negócios internacionais, é importante saber que as diferenças culturais afetam o comportamento das pessoas e também as práticas gerenciais.
O autor Hofstede pesquisou mais de 110 mil pessoas e identificou cinco dimensões e descreveu que, a cultura de um determinado país afeta o comportamento dos funcionários.
Logo, um dos resultados da sua pesquisa, entre outros, sinalizou a questão dos riscos quanto a dimensão do capital intelectual e da entrega por valor agregado dos colaboradores dos diferentes Países.
Desta concepção, a resposta que melhor se aproxima-se é a Alternativa 3: Tolerância à incerteza.
Acredito que seja a opção: Tolerância a incerteza