• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rosettecsilva
  • Perguntado 7 anos atrás

PORTFOLIO
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática o “Direito à educação”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Por meio de todas as discussões ofertadas neste semestre você irá observar que as pessoas devem ter o acesso à escola e ao conhecimento científico. Nesta ótica, o professor deve compreender como se estrutura a organização social e política da sociedade, visto que a escola encontra-se inserida neste contexto. Entender o funcionamento educacional, o modo como se configura o desenvolvimento e
aprendizagem dos indivíduos e como deve se estruturar as práticas pedagógicas é fundamental para que você reflita sobre a futura atuação na escola como docente.
Este momento é relevante para você pensar sobre estas questões e articular os principais conhecimentos que permeiam este semestre, ampliando ainda mais seus saberes.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Organização
Para realizar a atividade de portfólio, você deverá criar um texto de própria autoria, discutindo o material disponibilizado. Deve, também, ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Para isso, acesse: .
2. O que deve ser realizado
a) Refletir sobre a Situação Geradora de Aprendizagem e a Situação Problema. b) Ler o texto intitulado “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar”, de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/169/3/01d09t03.pdf).
c) Ler os materiais das disciplinas disponibilizados no ambiente virtual.
d) Elaborar a produção textual, com fundamentação teórica e refletindo sobre a proposta da Situação Problema, considerando os itens apresentados nas normas para elaboração e entrega da produção textual.
3. Leitura e interpretação da SGA
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Na Escola Estadual “Paulo Freire”, Bruno, um aluno do 9º ano conversa com a coordenadora pedagógica Vitória sobre uma reportagem jornalística que apresentava
índices de aprovação no vestibular. O aluno relatou que a reportagem apontava que os maiores índices de acesso ao ensino superior na universidade pública eram de alunos que realizaram grande parte de seus estudos em escolas particulares. Desta forma o aluno faz os seguintes questionamentos: “Por que isso acontece, professora Vitória?”, “Isto significa que nossas chances de ingressar na universidade são menores do que as pessoas que pertencem a classe alta? “Quais são os fatores que influenciam para que estes índices se apresentem desta forma?
Esta conversa aconteceu no momento em que Vitória estava organizando a reunião pedagógica. A coordenadora se incomodou com os apontamentos do aluno, refletindo sobre o seu papel e de seus colegas na formação dos alunos e nas possibilidades de transformação social. Com base neste acontecimento, Vitória estrutura uma proposta de debate para apresentar aos professores na reunião pedagógica. Com base no exposto, vamos compreender o que foi discutido na reunião e os desafios que serão propostos para os professores.
Situação-problema:
A coordenadora Vitória iniciou a reunião relatando os questionamentos que Bruno fez sobre a reportagem e apresenta como aquela conversa mobilizou e ressignificou o modo de pensar as práticas pedagógicas realizadas na escola. Desta forma, Vitória relata:
– A conversa com Bruno me fez pensar no nosso papel como educadores e no impacto do nosso trabalho na vida dos nossos alunos. Quando estávamos na graduação estudamos as principais políticas que respaldam o direito à educação dos indivíduos, também discutimos as desigualdades sociais que permeiam a nossa sociedade e os desafios e possibilidades da prática docente para a transformação social. E neste momento que vivenciamos, quais são as nossas práticas? Como podemos contribuir para minimizar estes índices desiguais apresentados na reportagem? Como devemos atuar para a transformação social e mudança na realidade de nossos alunos?
A partir destas questões, a coordenadora Vitória propôs aos professores um momento de reflexão e estudos para se pensar em formas e práticas que possibilitem melhorias na educação ofertada pela escola. Desta forma, ela solicitou aos professores a leitura do texto intitulado “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da
educação escolar”, de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis e com base no artigo, a elaboração de um texto abordando as seguintes questões:
 Qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos?
 De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem?
 O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 diz sobre o direito à educação?
 Como ela se materializa e quais são as possibilidades de transformação social por meio da prática docente?
 Qual é a importância do papel do professor para a mudança social?

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

Olá!

A coordenadora Vitória deve levar em consideração que a prática docente precisa ser inclusiva, pois ela funciona como um instrumento de transformação social, e, a partir do estímulo ao aprendizado, os professores poderão obter melhores resultados e sala de aula.

Por isso, eles devem seguir o currículo, e, o projeto pedagógico, incluindo elementos cotidianos nas aulas, para que ela não se torne "quadrada" , e, os educandos possam aplicar seus conhecimentos, ou assimila-los em diversas questões fora do espaço escolar.


Valeu!




gabiiimendonca: matheus eu estoy completamente perdida, você fez essa pti
Perguntas similares