Fale sobre
- A Regencia Una
-O Golpe da Maioridade
-A Revolta Rural doa Papameis
-A Sabinada
-A Balaiada
-A Cabanagem
e
-A Revolução Farroupilha
Preciso para hoje!!!
Respostas
regência una
O período regencial brasileiro pode ser dividido em dois momentos: entre a Regência Trina e a Regência Una. Entre a abdicação de D. Pedro I em 1831 e a coroação e consagração de D. Pedro II em 1841, foi preciso uma década de regências – compartilhadas, como a Regência Trina ou únicas como as Regências Unas de Feijó e Araújo Lima.
Após o período subsequente à abdicação de Pedro I, um período de instabilidade se instaurou. Era preciso, portanto, estabelecer uma certa unidade e garantir a soberania nacional até que D. Pedro II atingisse a maioridade para comandar a nação. O Ato Adicional à constituição de 1824, datado de 1834, veio para estabelecer as eleições para um Regente único para comandar o país.
Assim, em 1835 aconteceu a primeira eleição para regente único no Brasil.
golpe da maioridade
O golpe da maioridade, ocorrido em 1840, foi uma decisão outorgada pelo parlamento brasileiro declarando o príncipe herdeiro, D. Pedro II, Imperador do Brasil, a despeito da menoridade do príncipe, que impedia sua coroação até 1843, ano em que ele completaria 18 anos.
A Revolta Rural doa Papameis
No interior de Pernambuco ocorreu uma revolta rural, por nome de Cabanada, foi uma rebelião de escravos acontecida entre 1832 e 1834, que marcou a história do país por gerar insurreições em diversas províncias. Os papa-méis eram escravos fugidos, e tinham este nome por esconder-se nas matas e consumirem produtos destes locais, dado que não poderiam se estabelecer por muito tempo em locais específicos para não serem pegos. Dentre os produtos consumidos estava o mel silvestre, produzido pelas abelhas selvagens. essa eu n sei então pesquisei no brainly, foi a jenniferramos2 que respondeu.
A sabinada
A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia, realizadas pelo governo regencial.
A Balaiada
A Balaiada foi uma luta popular que sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841. A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos. O nome dessa luta popular provém dos "balaios", nome dos cestos fabricados na região.
A Cabanagem
A Cabanagem, revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil), recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que moravam em cabanas às beiras de rios e eram chamados de cabanos.
A situação dos cabanos e da parte pobre da população da província era de total descaso e miséria nessa época, sem as mínimas condições adequadas para sobreviver e sem trabalho. Revoltados com tal abandono pelo governo, eles se uniram aos fazendeiros e comerciantes da região que também estavam descontentes com o novo presidente eleito para a província, que não satisfazia a elite.
Revolução Farroupilha
Revolução Farroupilha que aconteceu entre 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845 na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Como toda revolução, o descontentamento com o governo imperial era uma das causas mais fortes além da revolta por causa dos altos impostos cobrados no comércio do couro e charque, busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias e a entrada de charque e couro de outros países com preços baratos o que dificultava e prejudicava demais os comerciantes do sul do Brasil. durante o conflito que durou anos muitos foram os desdobramentos e a cidade de Porto Alegre foi tomada pelo comando de Bento Gonçalves forçando a retirada das tropas imperiais. O líder foi preso e a liderança do movimento passou para Antônio de Souza Neto.