A leitura das fábulas colabora para o entendimento dos elementos dos elementos dos elementos da narrativa (personagens, espaço, tempo etc)
Respostas
Olá,
A leitura como ato representativo, faz reconhecimento do mundo através dos textos, um processo de "espelho", onde o mundo é refletido e que necessita de prévio conhecimento. Ler é ato elaborado, um processo de construção de significados, onde a leitura de diferentes narrativas, como as fábulas, possuem sempre uma finalidade didática.
A fábula teve origem no oriente, com Esopo, escravo que desenvolveu a história narrativa, através de diálogos entre animais ou seres inanimados, focado em acontecimentos, em ações, com tempo e espaço definidos, onde as situações e personagens tem como finalidade, acrescentar conhecimento moral.
Outros autores fizeram desse tipo de narrativa, verdadeiras obras de literatura como La Fontaine e George Orwel, levando a fábula além do conceito infantil, mas como refinada crítica social. Na língua portuguesa temos Sá de Miranda, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato, entre outros, que através das narrativas fabulosas, construíram um universo paralelo repleto de significados.