Nas últimas 3 ou 4 décadas há uma grande tendência de fusões e aquisições de algumas empresas por parte de outra. Existem alguns autores que chamam este movimento de oligopolização dos mercados, ou seja, cada vez mais os mercados estariam reduzidos a oligopólios, um mercado com poucos produtores.
Uma imagem intitulada Ilusion of Choice (Ilusão da Escolha em tradução literal) ganhou bastante destaque ao relacionar a enorme maioria das marcas de produtos utilizados no dia a dia a apenas 10 empresas, ou seja, na verdade existiriam apenas 10 grandes empresas dominando a venda de praticamente todos os bens de consumo. Esse seria um grande exemplo da chamada oligopolização.
Utilizando os conceitos absorvidos a respeito das estruturas de mercado responda aos seguintes questionamentos:
a) É possível dizer que quanto maior for a oligopolização no mundo maior são as chances para a formação de cartéis nos mercados? Justifique sua resposta a partir das características da estrutura conhecida como Cartel.
b) Quais as principais diferenças entre o funcionamento de um mercado em oligopólio e um mercado em concorrência monopolística? Qual o efeito destas diferenças sobre o chamado lucro econômico?
c) O mercado Bancário do Brasil pode ser considerado um mercado oligopolizado? Justifique sua resposta apontando as características que levam a crer que a estrutura apresentada é a que você respondeu e apresente quais são as consequências para os consumidores.
Respostas
Olá,
1) Sim, podemos afirmar que quanto maior for a oligopolização no mundo, maior são as chances para a formação de cartéis nos mercados, visto que o cartel é a fixação de preços por parte das empresas. Quanto menor a concorrência, maior a possibilidade do surgimento de cartéis.
2) O mercado de concorrência monopolista há diversas empresas em um mesmo segmento que produzem suas próprias marcas, com preços, qualidades e características de produto diferentes, já o mercado em oligopólio é quando existem poucas empresas para muitos consumidores, sendo que elas barram a entrada de novos concorrentes, diferentemente da concorrência monopolista.
3) Podemos afirmar que sim, em partes o mercado Bancário do Brasil possui traços de um mercado oligopolizado, pois percebe-se que não há muitas opções de grandes bancos no país, e as taxas de juros são sempre muito altas, em todos eles. A consequência para o consumidor é ter de pagar juros abusivos.
Abraços!