Respostas
Olá,
Justificarei as falsas, para que a compreensão seja melhor feita:
e) Falso, pois a massa de um elétron é insignificante se comparado em relação à massa do próton e do nêutron. Isso se verifica, pois o cálculo da massa do átomo é feita pela fórmula , com "z" sendo o número atômico (prótons) e "n" o número de nêutrons do átomo.
c) Falso, pois, pelo que compreendi ser afirmado na alternativa, ele garante que a "descrição", ou forma, do orbital p é esférico. Essa afirmação é falsa, porque o orbital s é esférico, enquanto o orbital p lembra dois balões de festa, um de frente para o outro.
b) Falso, pois pelo que é afirmado, creio que a palavra "órbitas" comprometa a veracidade. São camadas bem definidas, que abrigam quantidades definidas de energia (elétrons), com a distribuição entre seus subníveis, os quais "subdividem" a energia em regiões que abrigam seus máximos de elétrons (s = 2 e-, com 1 orbital; p = 6 e-, com 3 orbitais...).
a) Falso, pois, o átomo Ag (prata) possui 60 nêutrons e 47 prótons no seu núcleo, em um dos seus isótopos.
Assim, creio que a explicação mais congruente e completa ser a da alternativa D. Visto que, o orbital, dentro do subnível de energia da camada, é a região com maior probabilidade de se encontrar um elétron, o qual estará a uma certa distância do núcleo, a partir da camada e subnível que se encontra.
Atenciosamente,
BRUGNEROTTO