INDÚSTRIA CULTURAL
“As ideias de ordem que ela inculca são sempre as do status quo. Elas são aceitas sem objeção, sem análise, renunciando à dialética, mesmo quando elas não pertencem substancialmente a nenhum daqueles que estão sob a sua influência. O imperativo categórico da indústria cultural, diversamente do de Kant, nada tem em comum com a liberdade. Ele anuncia: 'tu deves submeter-te', mas sem indicar a quê – submeter-se àquilo que de qualquer forma é e àquilo que, como reflexo do seu poder e onipresença, todos, de resto, pensam. Através da ideologia da indústria cultural, o conformismo substitui a consciência; jamais a ordem por ela transmitida é confrontada com o que ela pretende ser ou com os reais interesses dos homens. Mas a ordem não é em si algo de bom."
ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno: Sociologia. Tradução de: KOTHE, Flávio; COHN, Amélia. São Paulo: Ática, 1986. p. 97.
De acordo com Adorno:
I. O indivíduo, influenciado pela indústria cultural, age em conformidade com a realidade que ele conhece como verdade legítima e inquestionável.
II. A indústria cultural confere universalização e legitimação aos seus artifícios, os homens não procuram questioná-los e conhecê-los nas suas contradições.
III. Por meio da indústria cultural, o pensamento emancipador e a autonomia do indivíduo são substituídos pela sua servidão e adaptação.
IV. Afetado pelas criações da indústria cultural, o indivíduo adquire autonomia e aprende a pensar por si mesmo.
Estão corretas as alternativas:
(A)
I e II
(B)
I, II e IV
(C)
II e IV
(D)
II, III e IV
(E)
I, II e III
Respostas
Bom dia !
I. O indivíduo, influenciado pela indústria cultural, age em conformidade com a realidade que ele conhece como verdade legítima e inquestionável. Verdadeira, o indivíduo não desenvolve um pensamento crítico sobre aquilo que lhe é imposto apenas obedece o que é sugerido.
II. A indústria cultural confere universalização e legitimação aos seus artifícios, os homens não procuram questioná-los e conhecê-los nas suas contradições. Verdadeiro, concebe-se tudo como belo, como verdade e como algo importante para a sobrevivência.
III. Por meio da indústria cultural, o pensamento emancipador e a autonomia do indivíduo são substituídos pela sua servidão e adaptação. Verdadeira, nos tornamos escravos do capitalismo e nem percebemos o quão dominados nós somos.
IV. Afetado pelas criações da indústria cultural, o indivíduo adquire autonomia e aprende a pensar por si mesmo. Falso, o indivíduo não pensa por si mesmo, pois a todo tempo está sendo influenciado por pensamentos consumistas, individualistas e de orgulho.