A Piramboia é a única espécie de peixe pulmonado brasileiro sendo encontrado na região norte do país. Vive em terrenos alagadiços que acabam secando em períodos de baixa dos volumes dos rios. Este tipo de peixe possui dois mecanismos de respiração, o traqueal e o pulmonar. Diante dessas informações, descreva como ocorre a respiração deste animal e compare com o mecanismo de respiração de um mamífero. Para tal, sugiro a pesquisa do tema, em diferentes materiais de consulta. Ao final do seu texto acrescente uma seção “Referências” para elencar os materiais pesquisados/consultados (artigos, livros, revistas, etc.), seguindo as normas da ABNT.
Respostas
respondido por:
1
Olá!
Os peixes com um sistema mais avançado são as seis espécies de peixe-vermelho (dipnoos). Seus pulmões apresentam um conjunto de cristas e partições semelhantes às paredes dos pulmões de muitos anfíbios.
O Neoceratodus pode respirar ambos com brânquias e através de um pulmão. As espécies africanas (Protopterus) e as sul-americanas (Lepidosiren) respiram através dos pulmões bilobados e as brânquias são muito simples.
Da mesma forma, eles têm as narinas abertas para o lado de fora, cuja função é não respirar ar, já que eles não se comunicam com a boca, mas com o sentido do olfato. Para capturar o ar da atmosfera, eles usam a boca e, como os anfíbios, levam-na aos pulmões, engolindo-a.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás