• Matéria: Biologia
  • Autor: NanyFS
  • Perguntado 7 anos atrás

A proposta desta atividade é a leitura do artigo de revisão “Efeitos do uso de probióticos na Hipercolesterolemia”, disponível no endereço eletrônico: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahuufma/article/viewFile/5507/3368

Após a leitura do artigo, elabore um resumo autoral conciso explicando o que é Hipercolesterolemia, quais os possíveis danos desencadeados no organismo de um indivíduo portador, e quais efeitos o uso dos probióticos podem causar no organismo humano.

Referência MODANÊSI, P.V.G; MERCER, N.S.; BERNARDI, J.F.B. Efeitos do uso de probióticos na Hipercolesterolemia. Rev Perq Saúde, 17 (1): 47-50, 2016.

Respostas

respondido por: camilafortes13
6

olá!!!


A hipercolesterolemia se caracteriza pela presença de taxas elevadas de colesterol no sangue. Apesar de ter funções essenciais no organismo, o colesterol, em taxas elevadas, é um grande fator de risco para a saúde, sendo um fator que está diretamente ligado com problemas cardiovasculares. O colesterol para que chegue até a circulação sistêmica conta que o auxílio de lipoproteínas de alta e baixa densidade (HDL e LDL), sendo o LDL o de maior preocupação, pois ele é o responsável pela deposição de placas de gordura na parede das artérias. De forma contrária o HDL atua como um protetor da saúde do coração. Com isso o tratamento de hipercolesterolemia visa manter proporções ideais dessas substâncias no organismo.  

O maior problema dessa enfermidade é por se tratar de um problema que não é alarmante, e por conta disso não apresentam sintomas, nem mesmo quando há a formação das placas de gordura nos vasos, então quando o paciente percebe o problema já é nos ‘primeiros’ sintomas, como um infarto agudo do miocárdio ou AVC. Esse problema pode ser resultado de diversos fatores, desde pré disposição genética, estilo de vida sedentário, alimentação com alta ingestão de gorduras e açúcares, dentre outros fatores.  

Os probióticos são produtos desenvolvidos com a finalidade de ser uma alternativa saudável para equilíbrio da flora intestinal estimulando as defesas do intestino e sistema imunológico. Recentemente estudos concluíram que os probióticos têm efeitos hipocolesterolêmico tendo a capacidade de diminuir ou aumentar a fração boa o HDL, portanto se eu diminuo o HDL consequentemente eu trago outros problemas indesejáveis para o organismo, pois estarei diminuindo um fator de proteção.  


Espero ter ajudado!!!

Perguntas similares