4. Dentro do contexto do sétimo capítulo do livro-texto, que trata da Mensagem Cristã, analise os textos abaixo e depois responda ao que é proposto.
O romance francês “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, conta a história de um ex-prisioneiro, Jean Valjean. No início da obra, Jean Valjean encontra abrigo na casa do Monsenhor Benvindo que, mesmo sabendo de sua condição de ex-prisioneiro, trata Jean com toda hospitalidade possível. No entanto, apesar da bondade do bispo, durante a madrugada Jean Valjean foge com os talheres de prata do religioso. Por fim, ele é pego pela polícia local, que o leva até a casa do bispo para que este confirmasse o roubo dos utensílios de prata encontrados com Jean. Surpreendentemente, o bispo diz aos policiais que Jean não havia roubado nada e, além disso, ainda dá a Jean os castiçais de prata. A partir desse ato de graça e bondade, Jean Valjean nunca mais foi o mesmo. Ele passa a agir com fé e compaixão, retribuindo o perdão recebido do bispo.
A partir do texto acima, considere as assertivas abaixo.
I- A atitude do bispo Benvindo é condizente com a mensagem cristã que ensina o perdão dos erros cometidos, como está registrado por Jesus na oração do Pai-Nosso.
II- De acordo com a mensagem cristã, acerca do perdão, espera-se que Jean Valjean também expresse sua gratidão, perdoando as pessoas que lhe ofenderem.
III- Não seria contrária à mensagem cristã um eventual plano de vingança perpetrado pelo bispo Benvindo e por líderes religiosos locais, de acordo com o princípio da lei do retorno “aqui se faz, aqui se paga”.
IV- Segundo o texto, o bispo Benvindo perdoou Jean Valjean porque não possuía qualquer autoridade moral de cobrar a honestidade de outra pessoa.
É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
apenas II.
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas III e IV.
apenas IV.
Respostas
respondido por:
10
Olá alguém pode mi passar a resposta???
taliakubiack97:
Ooi... Qual alternativa é a correta, alguém sabe me dizer por favor???
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás