Dentre as políticas adotadas pelos Governos, para controlar e estabilizar a economia, está a Política Fiscal. Entende-se por Política Fiscal, o estabelecimento dos gastos do Governo e dos impostos pelos formuladores de políticas que visam influenciar o comportamento da economia. BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca, Economia e Sociedade. Maringá: Unicesumar, 2018. Sobre a Política Fiscal, analise as definições a seguir: I. Uma política contracionista provoca superávit nas contas do Governo. II. A redução dos gastos pelo Governo leva a uma contração fiscal. III. O resultado da Política Fiscal no curto prazo pode ser afetado pelas expectativas. IV. Uma política fiscal expansiva consiste no aumento dos gastos e aumento da tributação do Governo. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Abaixo, segue a análise de cada uma das assertivas apresentadas.
I. Uma política contracionista provoca superávit nas contas do Governo.
CORRETO. No campo da Política Fiscal, a Política Fiscal Contracionista tem o objetivo de reduzir os gastos públicos e/ou aprovar medidas para aumentar os impostos. Como consequência disto, o caixa do governo fica reforçado.
II. A redução dos gastos pelo Governo leva a uma contração fiscal.
CORRETO. Nesta perspectiva, o governo deixa de gastar (pulverizar) dinheiro na economia.
III. O resultado da Política Fiscal no curto prazo pode ser afetado pelas expectativas.
CORRETO. Estas expectativas estão presentes na dinâmica do mercado financeiro. Como exemplo, podemos destacar: entrada ou saída de investidores do nosso país.
IV. Uma política fiscal expansiva consiste no aumento dos gastos e aumento da tributação do Governo.
ERRADO. A Política Fiscal Expansionista consiste no fato de o governo gastar mais e diminuir os impostos.
Gabarito:
"Alternativa 4: I, II e III, apenas".
Até breve!