“ [...] o diálogo é uma espécie de postura necessária, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos. O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e refazem... Através do diálogo, refletindo juntos sobre o que sabemos, podemos, e a seguir, atuar criticamente para transformar a realidade... O diálogo sela o relacionamento entre sujeitos cognitivos, assim podemos atuar criticamente para transformar a realidade... Eu acrescentaria que o diálogo valida ou invalida as relações sociais das pessoas envolvidas nessa comunicação... O diálogo libertador é uma comunicação democrática, que invalida a dominação... ao afirmar a liberdade dos participantes de refazer a cultura.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Cortez, 1997, p 123.)
Após a leitura do fragmento de texto de Paulo Freire e os conteúdos trabalhados em Avaliação da Aprendizagem reflita e responda a indagação que segue:
Qual a importância do diálogo entre os diversos segmentos da escola: alunos, professores, família dos alunos, servidores da escola e equipe de Gestão, na avaliação da aprendizagem dos alunos?
Elabore sua resposta por meio de um pequeno texto, com mínimo de cinco e máximo de dez linhas
Respostas
respondido por:
4
Olá!
A educação freiriana, é baseada, essencialmente no modelo de gestão democrática.
Dessa forma, prima-se pela participação social de todos os membros que encontram-se envolvidos no processo educacional, como pais, funcionários, direção, corpo docente e alunos.
A partir daí, torna-se possível potencializar a qualificação do processo educacional, de forma a criar um sistema mais integrado, com maior autonomia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás