O texto que se segue é um fragmento do capítulo IV do romance Senhora, de José de Alencar. Neste capítulo, o autor descreve com muita sutileza as transformações que acontecem no espírito da personagem central, Aurélia Camargo, quando esta precisa lidar com negócios. Observe que os parágrafos desse fragmento estão fora de ordem e sua tarefa é ordená-los, numerando-os para que estabeleçam uma sequência lógica. ( ) Nessas ocasiões, seu espírito adquiria tal lucidez que fazia correr um calafrio pela medula do Lemos, apesar do lombo maciço de que a natureza havia forrado no roliço velhinho o tronco do sistema nervoso. ( ) Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas, no lampejo de seus grandes olhos pardos, brilhavam as irradiações da inteligência. Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem. ( ) Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa. ( ) Não havia porém em Aurélia nem sombra do ridículo pedantismo de certas moças que, tendo colhido em leituras superficiais algumas noções vagas, se metem a tagarelar de tudo. ( ) Bem ao contrário, ela recatava sua experiência, de que só fazia uso quando o exigiam seus próprios interesses. Fora daí ninguém lhe ouvia falar de negócios e emitir a sua opinião acerca de coisas que não pertencessem à sua especialidade de moça solteira. ( ) Era realmente de causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça de dezoito anos apreciava as questões mais complicadas; o perfeito conhecimento que mostrava dos negócios, e a facilidade com que fazia, muitas vezes de memória, qualquer operação aritmética por muito difícil e intricada que fosse.
qual a ordem??
Respostas
Olá,
Com base nos trechos fornecidos do fragmento do capítulo IV do romance Senhora, de José de Alencar, podemos sequenciá-los da seguinte maneira:
3. Nessas ocasiões, seu espírito adquiria tal lucidez que fazia correr um calafrio pela medula do Lemos, apesar do lombo maciço de que a natureza havia forrado no roliço velhinho o tronco do sistema nervoso.
2. Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. (...)...
1. Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
5. Não havia porém em Aurélia nem sombra do ridículo pedantismo de certas moças que, tendo colhido em leituras superficiais algumas noções vagas, se metem a tagarelar de tudo.
6. Bem ao contrário, ela recatava sua experiência, de que só fazia uso quando o exigiam seus próprios interesses (...) ...
4. Era realmente de causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça de dezoito anos apreciava as questões mais complicadas (...)...
Sequência lógica correta: 3-2-1-5-6-4.
Abraços!