Há diversos estudos sobre como favorecer a aprendizagem de alunos com síndromes. Basicamente, crianças com síndrome, assim como quaisquer crianças, precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer suas limitações. Disserte sobre algumas recomendações para lidar com crianças com alterações genéticas.
Respostas
Olá.
O acesso a educação é de extrema importância para a sociedade, uma vez que além de conhecimento, a educação é responsável pela formação de cidadães para a sociedade.
Nesse sentido, o acesso a educação deve ser feito de forma acessível e inclusiva a todos.
Nisso, pode - se citar a inclusão de alunos com alterações genéticas, com isso, esses alunos tem que ter uma atenção especial, todavia não deve ser tratados como pessoas indiferentes.
Dessa forma, deve - se tratar todos os alunos com calma e compreensão a fim de promover um ambiente educacional melhor e justo para todos.
Bons estudos!
Resposta:
Resposta Esperada:
Para lidar com crianças com alterações genéticas, é imprescindível:
- Agir da forma mais natural possível.
- Não demonstrar pena.
- Procurar mostrar o que as crianças têm em comum, como gostar de jogar bola, assistir à TV, brincar etc.
- Não falar que a síndrome é uma doença. Pode-se dizer apenas que é uma característica que algumas pessoas possuem (da mesma forma que cada um nasceu com uma cor de cabelo ou olhos ou com habilidades diferentes para esporte, música ou para matemática).
- Deixar claro que, mesmo com certas dificuldades, as crianças têm outras capacidades, por exemplo: ela pode não falar muito bem, mas pode entender tudo o que se diz.
- Observar e respeitar o tempo de aprendizagem de cada um, estimulando comunicação e participação nas atividades com os colegas e familiares.
- Estimular o tratamento prescrito pelo médico.
- Estimular o autorrespeito e autoconhecimento, de forma a ser o mais independente que puder, com relação à criança.
- Procurar ensinar a importância da tolerância, do respeito e da amizade, com relação aos outros alunos.
Explicação: