Conforme a teoria econômica, a redução, por exemplo, do preço de um bem, aumenta sua demanda. Mas não se sabe exatamente o tamanho desse impacto. Nesse sentido se apresenta a elasticidade, como uma medida de resposta que compara a mudança percentual de uma variável devido a uma mudança percentual em outra variável. O coeficiente elasticidade - preço da demanda é, portanto uma medida numérica da sensibilidade da demanda em relação ao preço. Definido pela seguinte razão:
Respostas
Segue o restante da questão:
Epd = variação percentual da quantidade demandada/variação percentual preço
Em que
Epd é o coeficiente elasticidade preço da demanda
BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca. Economia e sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A partir dessa temática apresenta-se o caso de um aumento de preço da gasolina em 10%. Nada mais se alterando (ceteris paribus) a elasticidade preço da demanda por gasolina é menos 0,5. Assinale a alternativa correta para o coeficiente da quantidade demandada de gasolina.
Alternativas
Alternativa 1:
diminuirá 20%.
Alternativa 2:
diminuirá 5%.
Alternativa 3:
permanecerá inalterada.
Alternativa 4:
aumentará 5%.
Alternativa 5:
aumentará 20%.
Diante da fórmula apresentada, basta substituirmos as variáveis apresentadas para encontrar o valor do coeficiente da quantidade demandada de gasolina. Sendo assim, teremos:
Epd = variação percentual da quantidade demandada/variação percentual preço
Epd = 0,5
variação percentual preço = 10%
Variação percentual da quantidade demandada = 0,5 x 10% = 5%
A alternativa correta será, então: Alternativa 4
Resposta:alternativa 2
Explicação:pela formula chegamos a 5% mas diminuindo a demanda em 5% e não aumentando até porque o preço aumentou e pela logica maior o valor menor a demanda