O acidente de trabalho é resultado da ocorrência de um evento indesejado com sérias consequências ao trabalhador, à empresa e à família. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, foram aproximadamente 1,151 milhões de acidentes comunicados oficialmente, em 2016.
Elaborado pelo professor, 2018.
Com relação ao tema acidente de trabalho, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A condição "sine-qua-non", ou seja, necessária para se considerar um acidente como de trabalho é a ocorrência da lesão ao trabalhador, aos trabalhadores ou terceiros, geralmente no local de trabalho; mas, admitindo-se também outros locais que tenham alguma ligação com o trabalho (por ordem de serviço) ou mesmo em percursos (acidentes de percurso).
Alternativa 2:
Analisando as diferentes referências, chega-se à conclusão de que o fator diferenciador entre acidente e incidente de trabalho centra-se ocasionamento de lesões ao trabalhador, trabalhadores ou terceiros, além de perdas materiais e danos ao ambiente.
Alternativa 3:
Acidentes que ocorrem em viagens a serviço da empresa, para execução de uma atividade orientada pela ordem de serviço ou para capacitações, não são considerados acidentes de trabalho, em hipótese alguma.
Alternativa 4:
É correto dizer, para todos os efeitos, que não se trata de acidente de trabalho quando um trabalhador sofre um acidente em local estranho ao local de trabalho, invariavelmente, como no percurso da casa.
Alternativa 5:
Para todos os acidentes de trabalho, o empregado deve arcar com as consequências obrigatoriamente, visto que ele deveria se prevenir com as medidas e equipamentos.
Respostas
Caro estudante,
Alternativa 1: A condição "sine-qua-non", ou seja, necessária para se considerar um acidente como de trabalho é a ocorrência da lesão ao trabalhador, aos trabalhadores ou terceiros, geralmente no local de trabalho; mas, admitindo-se também outros locais que tenham alguma ligação com o trabalho (por ordem de serviço) ou mesmo em percursos (acidentes de percurso). - VERDADEIRA
Alternativa 2: Analisando as diferentes referências, chega-se à conclusão de que o fator diferenciador entre acidente e incidente de trabalho centra-se ocasionamento de lesões ao trabalhador, trabalhadores ou terceiros, além de perdas materiais e danos ao ambiente. ( FALSO - A diferença entre acidente e incidente de trabalho é que no incidente não há dano -ferimento- ao trabalhador).
Alternativa 3: Acidentes que ocorrem em viagens a serviço da empresa, para execução de uma atividade orientada pela ordem de serviço ou para capacitações, não são considerados acidentes de trabalho, em hipótese alguma. FALSO - Os acidentes acima citados são considerados acidentes de trabalho.
Alternativa 4: É correto dizer, para todos os efeitos, que não se trata de acidente de trabalho quando um trabalhador sofre um acidente em local estranho ao local de trabalho, invariavelmente, como no percurso da casa. FALSO -O acidente de trajeto, que são todos aqueles ocorridos no trajeto de residência para o trabalho ou no retorno do trabalho para a residência do trabalhador são considerados acidentes de trabalho.
Alternativa 5: Para todos os acidentes de trabalho, o empregado deve arcar com as consequências obrigatoriamente, visto que ele deveria se prevenir com as medidas e equipamentos. (FALSO - Em acidentes de trabalho o empregador é quem assume as despesas do acidente, visto que é obrigação do empregador manter um ambiente de trabalho seguro e adequado para seus funcionários.)
Bons estudos!