Respostas
HIDROGRAFIA
Alguns dos maiores rios e lagos do mundo estão nos Estados Unidos, cujas águas fluviais distribuem-se por duas grandes vertentes, a atlântica e a pacífica. No Pacífico desembocam dois extensos rios, o Colúmbia e o Colorado. Ambos fazem a maior parte de seu longo percurso em profundas e sinuosas gargantas, os cânions, que cortam montanhas e planaltos.
A vertente atlântica compreende três quartos do território americano. A configuração dos montes Apalaches faz com que os rios da face oriental sejam curtos e caudalosos, muitos deles navegáveis. Um canal artificial liga o rio Hudson aos grandes lagos (Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontario) que, unidos entre si e comunicando-se com o mar pelo estuário do rio São Lourenço, constitui a maior concentração de água doce da Terra. Também merecem menção o Grande Lago Salgado (Utah) e o Champlain, entre Nova York e Vermont.
A bacia Mississipi-Missouri, principal sistema hidrográfico do país, estende-se por vasta área - 3.221.000 km2 - entre os Apalaches a leste e as Rochosas a oeste. Os afluentes principais são, pela margem ocidental, o Arkansas e o Vermelho; pela margem oriental, o Tennessee e o Ohio.
O rio Grande do Norte ou Bravo nasce nas Rochosas e, durante a maior parte de seu percurso, constitui a fronteira natural entre o México e os Estados Unidos, at‚ desembocar no golfo do México
Hidrografia
A principal característica da hidrografia do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de 250.000km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara. No Canadá há vários lagos glaciais, como o Winnipeg, o Grande Lago do Urso, o Atabasca, o Manitoba e o Grande Lago do Escravo.
O principal rio é o Mississippi, com uma bacia de 4.600.000km², e que percorre os Estados Unidos de norte a sul. Seus principais afluentes são o Missouri, o Arkansas e o Ohio. Nas encostas dos Apalaches nascem os rios Hudson, Delaware, Susquehanna e o Potomac, que deságuam no Atlântico.
Outros rios importantes são o São Lourenço, Frazer, Mackenzie e Nelson, no Canadá, e o Yukon, no Alasca, além do Colúmbia e o Colorado, no oeste dos EUA. Entre os rios do México, o maior é o rio Grande.
Clima. Topografia, latitude e a posição das massas de ar determinam as características do clima do continente. As regiões próximas aos oceanos Pacífico e Atlântico recebem mais chuva, enquanto no interior o clima é mais seco e há ocorrência de desertos.
É comum ocorrerem mudanças bruscas de temperatura durante uma mesma estação, com a conseqüente formação de tufões no golfo do México ou nevoeiros e tempestades de neve nos Estados Unidos e Canadá.
CLIMA
Devido à grande extensão territorial dos Estados Unidos, o clima do país varia muito. A Flórida possui um clima subtropical, enquanto o Alasca possui um clima polar. Vastas porções do país têm um clima continental. Algumas partes dos Estados Unidos, em particular partes da Califórnia, têm um clima mediterrânico. No geral, porém, a maior parte dos Estados Unidos possui um clima temperado ou sub-tropical
A temperatura média anual varia de -13 °C em Barrow, Alasca, a 25,7 °C, no Vale da Morte, Califórnia. A temperatura mais alta já registrada no país foi no Vale da Morte, Califórnia, alcançando 57 °C, em 10 de julho de 1913. A temperatura mais baixa já registrada foi em Barrow, Alasca, alcançando -62 °C, em 23 de janeiro de 1971