Questão 4/5 - Introdução a Atuarial
Por se tratar de um tipo de seguro com maior nível de sofisticação, o seguro dotal acaba sendo voltado para um público-alvo mais direcionado.
Sobre o seguro dotal, analise o contexto a seguir:
Luís tem 20 anos e faz a contratação do seguro dotal puro para 25 anos. Quando Luís fez 40 anos, envolveu-se num acidente e veio a falecer.
Com base no exposto, assinale a alternativa que corresponde ao que acontece com montante do valor do seguro em decorrência da morte de Luís:
A
A família tem direito de receber o seguro pela morte Luís.
B O montante vai para os cofres públicos.
C O montante fica com a empresa seguradora.
D O montante é recolhido pelo SUSEP.
E O montante é dividido entre a seguradora e a família de Luís.
Respostas
O seguro dotal, como o próprio nome já anuncia, se trata do pagamento de um dote para caso a pessoa sobreviva por determinado período. Isto é, o indivíduo paga um prêmio único e pura que será recebido depois de um período determinado. Assim, é o seguro dado àqueles que sobrevivem
O seguro dotal pode ser classificado como puro (quando a indenização só é paga se o assegurado sobreviver) ou misto (união do seguro dotal puro com o temporário que dura o mesmo período. Neste, a indenização ocorre caso o indivíduo morra ou sobreviva).
No caso exposto, após a morte de Luís, o montante acumulado fica com a empresa seguradora. Alternativa C!
A - O montante fica com a empresa seguradora.
(No seguro dotal, se o segurado vier a falecer antes de completar o período de cobertura do plano, o montante fica com a empresa seguradora.)