Sobre a trajetória da educação brasileira no período colonial e monárquico, assinale a alternativa incorreta:
a). No século XVII, enquanto, na Europa, se estabelecia a contradição entre o ideal da pedagogia realista e a educação conservadora, no brasil, a atuação da Igreja Católica sobre a educação se mantinha forte e duradoura.
b) A escola de primeiras letras foi um dos instrumentos de que lançaram mão dos Jesuítas para alcançar seu principal objetivo: a difusão e a conservação da fé católica.
c). As reformas pombalinas no século XVIII visaram substituir a escola que servia aos interesses da fé católica pela escola útil aos fins do Estado.
d). No período monárquico (1822-189), o número de escolas no Brasil aumentou consideravelmente, e o sistema de ensino tornou-se mais articulado.
e) O Colégio D. Pedro II foi fundado em 1837, com o objetivo de educar a elite brasileira e servir de padrão para as demais escolas secundarias no país
Respostas
respondido por:
9
alternativa D -A educação, durante o período monárquico (1822 a 1889) nas escolas públicas, era organizada de forma precária. Havia um professor regente e este escolhia um monitor, o aluno de maior destaque na escola. Sem livros para os alunos, sem material de estudo, os estudantes eram meros reprodutores de conteúdo. Desta forma, o que se obtinha era apenas um conhecimento superficial.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás