E vivemos uns oito anos, até perto de 1930, na maior orgia intelectual que a história artística do país registra." (Mário de Andrade, a respeito. dos anos que se seguiram à Semana de Arte Moderna) Realizada a Semana de Arte Moderna e ainda sob os ecos das vaias e gritarias, tem início uma primeira fase modernista, que se estende de 1922 a 1930, caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições.O período a que Mário de Andrade chama de “orgia intelectual” pode ser entendido como:
A) grande problemática social, envolvendo escritores modernistas e prostitutas nos cabarés de São Paulo.
B) Aquele momento rico em publicações de obras literárias, revistas e manifestos.
C) A quantidade enorme de publicações: romances e poemas cuja temática era a vida promíscua nos cabarés.
D) Aquele em que vários grupos, obras, movimentos e manifestos foram criticados pelos paulistas, formando uma verdadeira confusão. Assim o movimento modernista perde força, dando lugar à segunda fase modernista.
E) A perda de autonomia na publicação de obras modernistas e a falta de maturidade dos escritores e poetas desse período.
Respostas
respondido por:
8
Olá,
Ao citar o período como "orgia intelectual" foi o período pós semana literária, onde foram produzidas várias publicações, muitas polêmicas, com inspiração advindas de várias culturas, fazendo assim com que nenhum movimento tivesse suas características bem definidas.
B) Aquele momento rico em publicações de obras literárias, revistas e manifestos.
Importante ressaltar que estas publicações não foram marcantes no decorrer do tempo.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás