O curso da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) transcorre com base em sintomas clínicos e achados laboratoriais em três fases; normalmente, iniciando com fase crônica, progredindo para fase acelerada e, por fim, a fase terminal denominada crise blástica. Os motivos de diferenciação entre essas três fases são derivados dos tipos celulares encontrados tanto na medula óssea quanto no sangue periférico.
A seguir observe o quadro que demonstra características do hemograma do sangue periférico em uma das fases da LMC:
Eritrócitos Leucócitos Plaquetas
Anemia normocítica ou normocrômica discreta
Geralmente > 25000/μL
Com frequência > 100000/μL
Raramente > 400000/μL
Trombocitose (mais frequente)
Anisocitose discreta
Granulócitos em todos os graus de maturação
DNNE não escalonado
> 500000/μL
Reação leucoeritroblástica Basofilia/eosinofilia Normal
Contagem de reticulócitos N/E FAL diminuída ou ausente
Trombocitopenia
(rara, <10% dos casos)
Legenda:MB, mieloblastos; PM, promielócitos; MI, mielócitos; MT, metamielócitos; BT, bastonetes; PMN, polimorfonucleares; DNNE, desvio nuclear dos neutrófilos à esquerda; FAL, fosfatase alcalina leucocitária; N, normal; E, elevado. Fonte: SILVA, 2015 (p. 282).
Considerando o quadro apresentado, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase avançada da LMC pois a reação leucoeritroblástica (presença de eritroblastos juntamente com precursores mieloides no sangue periférico) é característica dessa fase.
b. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase crônica da LMC pois a anemia progressiva associada à trombocitopenia ou trombocitose proeminente e anomalia de Pelger-Hüet adquirida caracterizam essa fase.
c. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase aguda da LMC pois esta se caracteriza pela perda da maturação e diferenciação granulocítica e substituição dessas células por células sem maturação (blastos), com o número de células blásticas superior a 20%.
d. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase crônica da LMC pois a contagem diferencial dos leucócitos demonstra hiperplasia da série mieloide, constituída principalmente por uma neutrofilia; característicos dessa fase.
e. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase aguda da LMC pois a trombocitose é o achado mais frequente nesta fase, podendo, às vezes, a contagem ser superior a 1.000.000 de plaquetas/μL.
Claucisclei:
d. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase avançada da LMC pois a reação leucoeritroblástica (presença de eritroblastos juntamente com precursores mieloides no sangue periférico) é característica dessa fase. Incorreto
Respostas
respondido por:
82
c. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase crônica da LMC pois a contagem diferencial dos leucócitos demonstra hiperplasia da série mieloide, constituída principalmente por uma neutrofilia; característicos dessa fase.
CORRETAAAA
respondido por:
3
Resposta:
CORRETA - c. O quadro representa as características do hemograma do sangue periférico na fase crônica da LMC pois a contagem diferencial dos leucócitos demonstra hiperplasia da série mieloide, constituída principalmente por uma neutrofilia; característicos dessa fase.
CORRETAA CORRIGIDO AVA
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás