Respostas
O filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) através dos seus argumentos e da lógica dialética, abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros. Hegel aponta que toda ideia - tesis -pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese. Essa disputa entre a tesis e antítese seriam a dialética, porém essa discussão entre duas idéias opostas não prejudicariam a tese e sim serviriam para originar uma idéia aperfeiçoada.
O método dialético proposto por Hegel inclui a noção de movimento, processo ou progresso para chegar ao resultado do conflito de opostos.
Em seus estudos filosóficos de Hegel estão ligados a uma introdução ao sistema lógico que compreende três partes: a Lógica, Filosofia da Natureza e a Filosofia do Espírito, onde estas estão descritas em sua obra principal “A Fenomenologia do Espírito”, de 1807,o qual,pretende superar a dualidade entre o sujeito cognoscente e o sujeito cognitivo e assim aproximá-lo do Absoluto, da Ideia Absoluta, da Verdade.