Leia o trecho abaixo:
“Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum desses romanos nem altar de família, nem sepultura de ancestral. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra.”
PLUTARCO, Tibério Graco, IX, 4. In: PINSK, Jaime (org.). 100 textos de História Antiga. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 20.
O trecho acima é parte de um discurso de Tibério Graco, um dos mais célebres tribunos da plebe na Roma Antiga.
A partir desse trecho e dos conhecimentos sobre a Roma antiga descreva o que desejava o tribuno e qual momento representa na história romana antiga.
Respostas
respondido por:
83
Olá!
Tibério Graco opõe-se ao modelo adotado pelos romanos, de fazer uso dos soldados sem garantir-lhes os bens necessários para sobreviver. Juntamente com seu irmão Caio, Tibério lutou pela Reforma Agrária em Roma, garantindo acesso a terra para mais populares.
Os irmãos Graco foram, todavia, assassinados, dado que suas intenções de reforma feriam os interesses da elite romana que concentrava em suas mãos as terras.
abraços!
respondido por:
0
Resposta:
não sei .-. tmb queria saber a resposta
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás