• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: zatura23
  • Perguntado 7 anos atrás

O uso de aços de alta resistência e baixa liga tem exigido novas metodologias para obtenção de soldas de qualidade, sendo que o problema associado ao utilizar este tipo de aço é o de manter sua alta resistência sem o prejuízo de sua tenacidade em relação às juntas soldadas, onde esta propriedade é bastante exigida. Para manter as propriedades citadas, que geralmente se contrapõe, o teor de carbono é reduzido, pois a sua presença em concentrações acima de 0,5%, torna a soldabilidade do aço extremamente baixa. Isso porque concentrações de carbono acima de 0,5% favorecem a formação de martensita na região aquecida do metal base e a junta soldada torna-se dura e quebradiça, sendo assim frágil. Desse modo, a desejada combinação de resistência mecânica e tenacidade das soldas são possíveis de ser obter com a adição de elementos de liga, tais como: molibdênio, níquel, cromo, vanádio entre outros, com isso, sua temperabilidade é elevada.

A respeito das características apresentadas pela junta soldada é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. A soldagem por fusão utilizada pelo processo MIG/MAG, causa mudanças microestruturais, alterando as propriedades mecânicas dos materiais devido às altas temperaturas atingidas no metal base. Incorreto
b. A velocidade de resfriamento de juntas soldadas de metais de alta resistência não apresenta ação em mudanças microestruturais. Porém apresentam tensões residuais no final do processo que podem provocar a trinca à frio.
c. As propriedades mecânicas de uma junta soldada dependem diversos fatores, tais como perfil da junta soldada, a presença de descontinuidades e de sua estrutura, entre outros. As descontinuidades e o perfil da junta não podem produzir concentradores de tensão.
d. Os grãos iniciam sua formação no ponto de maior temperatura, que está entre o metal fundido e o metal de base não fundido. A solidificação continua e os grãos no centro permanecem maiores e com granulação grosseira.
e. A microestrutura da Z.T.A. é submetida a transformações estruturais do metal base associada com os ciclos térmicos e deformações durante a soldagem. Esta região pode ser dividida em diversas regiões à medida que se afasta do cordão de solda.

Respostas

respondido por: deboraitamirand
63

A microestrutura da Z.T.A. é submetida a transformações estruturais do metal base associada com os ciclos térmicos e deformações durante a soldagem. Esta região pode ser dividida em diversas regiões à medida que se afasta do cordão de solda.

respondido por: mvhmaia
17

a. A microestrutura da Z.T.A. é submetida a transformações estruturais do metal base associada com os ciclos térmicos e deformações durante a soldagem. Esta região pode ser dividida em diversas regiões à medida que se afasta do cordão de solda. Correto


jehrenato96: correto
Perguntas similares