• Matéria: Sociologia
  • Autor: sabrinaoliveirasoare
  • Perguntado 7 anos atrás

O trabalho de campo é elemento essencial de seu caráter científico. Todavia, a etnografia como momento de imersão do antropólogo no dia a dia de grupos e comunidades investigadas vem recebendo criticas de uma nova geração de antropólogos. Um exemplo dessas críticas é realizado por James Clifford, no livro "A experiência etnográfica", em que questiona a experiência descritiva realizada pelos antropólogos com relação aos investigados. Sobre a critica de Clifford (1998), analise as afirmativas a seguir:

I- Para Clifford, as etnografias são ficções, trazendo a parcialidade das verdades históricas e culturais, não revelando a totalidade e exclusividade da experiência entre os interlocutores.
II- Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
III- O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
IV- Segundo James Clifford, a etnografia depende muito mais do olhar do leitor do que propriamente do autor do texto, sendo resultado de uma relação entre o antropólogo e sua comunidade acadêmica.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: GONÇALVES, José Reginaldo S. (Org.). A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1998.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.


Respostas

respondido por: Matheusieti
1

Olá!

II E IV estão corretas.

Para Clifford, a interiorização parte do pressuposto que nós enquanto seres sociais possuímos uma série de símbolos para interação, e, é a partir dessa fundamentação que a exterioridade seja a relação do observador para o indivíduo.


Enquanto a interiorização no sistema, atua como a busca pelos princípios racionais para a vida moderna, articulando a ação da sociedade de dentro, ou seja, do homem.


Vale ressaltar que essa escola de pensamento passou mais a frente a relacionar a biologia e a cultura, analisando como as características genéticas do indivíduo podem influenciar em suas ações.


Até mais!

Perguntas similares