Respostas
Olá!
A mielofibrose é uma doença na qual os progenitores da medula óssea são substituídos por outros de uma célula-tronco anormal, que, por causas desconhecidas, sofre uma alteração que a faz proliferar em excesso.
A mielofibrose provoca acumulação do tecido fibroso no interior da medula óssea e por isso ela não consegue produzir as hemacias, ocurrendo uma diminuição.
Além da fibrose da medula óssea, outra característica da doença é a produção das hemacias fora da medula óssea.
Resposta: Hemácias em forma de lágrimas.
Tipicamente, há anemia e, em geral, aumenta com o tempo. A morfologia da célula sanguínea é variável. Os eritrócitos são poiquilócitos. Reticulocitose e policromatofilia podem estar presentes; eritrócitos em forma de gota (dacriócitos) são traços morfológicos característicos. Eritrócitos nucleados e neutrófilos precursores estão tipicamente presentes no sangue periférico. As contagens de leucócitos quase sempre estão altas, mas são muito variáveis; contagem baixa de leucócitos indica prognóstico ruim. Os neutrófilos são, muitas vezes, imaturos e podem estar presentes mieloblastos, até na ausência de leucemia aguda. A contagem de plaquetas pode, no início, ser alta, normal ou reduzida; entretanto, a trombocitopenia tende a ocorrer quando a doença progride.
Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/hematologia-e-oncologia/dist%C3%BArbios-mieloproliferativos/mielofibrose-prim%C3%A1ria