Apesar das críticas em relação ao modo como foi produzido a obra Curso de Linguística Geral (CLG), é nela que está a base da teoria de Saussure e suas reflexões que, sem dúvida, revolucionou os estudos linguísticos no início do século XX, pois conforme salienta Souza (2016), Saussure e esta obra foram responsáveis por fundar a linguística como uma ciência específica para pensar a língua. Todas as temáticas discutidas no CLG são importantes, mas há três componentes básicos que são considerados o cerne teórico da sua obra: língua, signo e valor linguístico. a) Língua: objeto científico de estudo da linguística. b) Signo linguístico: o signo une um conceito a uma imagem acústica. c) Valor linguístico: um signo estabelece relações de diferença com outros signos: um elemento vale o que o outro não vale (ex: o valor de cão é diferente do valor de gato). SOUZA, Renata Adriana de. Linguística II. Maringá-Pr: UniCesumar, 2016, 173 p. Leia as alternativas e assinale a que corresponde corretamente sobre a definição de língua, signo e valor linguístico. Alternativas Alternativa 1: Para Saussure, a língua é um objeto homogêneo e concreto que se diferencia da fala e pode ser estudada por meio do conceito (ou significado) e imagem acústica (ou significante), a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos. Alternativa 2: Para Saussure, a língua é um objeto heterogêneo e concreto que se diferencia da fala e pode ser estudada por meio do conceito (ou significante) e imagem acústica (ou significado), a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos. Alternativa 3: Para Saussure, a fala é um objeto homogêneo e concreto que se diferencia da língua e pode ser estudada por meio do conceito (ou imagem acústica) e significado (ou significante), a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos. Alternativa 4: Para Saussure, a língua é um objeto homogêneo e concreto que se diferencia da fala e pode ser estudada por meio da imagem acústica (ou significado) e conceito (ou significante), a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos. Alternativa 5: Para Saussure, a língua é um objeto heterogêneo e secundário que se diferencia da fala que é homogênea e concreta, podendo ser estudada por meio do conceito e da imagem acústica, a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos.
Respostas
ACREDITO QUE SEJA Alternativa 4:
Para Saussure, a língua é um objeto homogêneo e concreto que se diferencia da fala e pode ser estudada por meio da imagem acústica (ou significado) e conceito (ou significante), a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos.
Alternativa 1:
Para Saussure, a língua é um objeto homogêneo e concreto que se diferencia da fala e pode ser estudada por meio do conceito (ou significado) e imagem acústica (ou significante), a partir da teoria do valor, ou seja, pela relação de diferença entre os elementos linguísticos.
ESTÁ NA PAGINA 17 DO LIVRO.
Saussure (2006), no CLG, caracteriza a língua como
um objeto homogêneo, concreto, essencial, uma instituição
social, diferenciando-a da fala, considerada como individual,
heterogênea e secundária. Em outras palavras, a
língua como instituição é una para todos os indivíduos
em sociedade e a fala é um ato individual de cada sujeito.
A estrutura linguística é a mesma, mas nós a utilizamos de
maneira particular.