Respostas
Quando um vulcão entra em erupção, dele sai um material derretido, de cor avermelhada, a lava.
lava vem do magma, que por sua vez
vem daquela camada da Terra chamada manto, que é a parte muito quente e pastosa do interior da Terra. No manto as
temperaturas encontram-se em altíssimas
temperaturas, imagine que o magma atinge 1500º C!
A diferença entre o magma e a lava é que o magma está aprisionado o interior da Terra, sob uma grande pressão. Quando o magma atinge a superfície, os gases escapam para a atmosfera. Podemos dizer que a lava é o magma sem os gases e sob pressão atmosférica.
Escoada lávica activa Aa avançando sobre lava Pāhoehoe (Kīlauea, Havai).
Jacto de lava Pāhoehoe com 10 m de altura (Havai).
Escoada lávica pahoehoe avançando por uma estrada em Kalapana, Hawaii.
Escoada de lava entrando no mar (ilha da Reunião, 2004).
Lava encordoada na Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Lajido de Santa Luzia.
Lava encordoada na paisagem protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Mistérios de Santa Luzia, Ilha do Pico, Açores.
Lava encordoada na Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Mistérios de Santa Luzia, ilha do Pico, Açores.
Lava (do italiano lava, derivado do latim labes: queda, declive ou penetrante) é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção. Embora em função da sua composição e temperatura as lavas possam ter uma viscosidade superior a 100 000 vezes a da água, algumas delas, particularmente as máficas, podem ser bastante fluidas, o que em conjunto com as suas propriedades de tixotropia e de pseudoplasticidade[1][2] permite que as escoadas lávicas criadas pelas erupções efusivas (não explosivas) permaneçam activas[3] durante períodos longos e cheguem a percorrer mais de uma dezena de quilómetros antes de solidificar. A lava deriva directamente do magma, o material em fusão que se encontra sob a superfície da Terra, cuja composição reflecte, pelo que ao solidificar, depois de desgaseificar e arrefecer, forma escoadas lávicas constituídas pelas correspondentes rochas ígneas extrusivas.
O termo lava foi pela primeira vez utilizado referindo-se à extrusão de magma pelo médico e naturalista napolitano Francesco Serao (1702–1783) numa nota[4] sobre a erupção do Vesúvio que ocorreu entre 14 de maio e 4 de junho de 1737