"A velha ganância pelo poder, muito enraizada desde o início, veio em pleno crescimento e ultrapassou os limites quando o império se tornou grande. Quando os recursos eram moderados, a igualdade era facilmente mantida, mas quando o mundo foi subjugado e os Estados rivais e reis destruídos, então os homens foram livres para cobiçar riquezas sem ansiedade, em seguida as primeiras disputas entre patrícios e plebeus eclodiram." (tradução própria)TACITUS, P. Cornelius. Histories, vol. II. Introduction, Translate and notes by Clifford H. Moore. Cambridge/ Massachusetts/ London: Loeb classical library/Harvard University press, 2014. Livro II: XXXVIII Cornélio Tácito (55-117 d.C.) foi um historiador do Principado, mas ele o descreve priorizando os aspectos negativos, e relembra alguns momentos da República como menos corrompidos, visto que as expansões territoriais simbolizaram diversas mudanças na sociedade. Com base na análise do trecho do documento, assinale a alternativa correta:
Respostas
Olá,
Completando: Alternativa 1: O excerto do documento é positivo frente as expansões territoriais, pois evidencia o refinamento desses homens.
Alternativa 2: O documento deixa claro a visão favorável acerca da expansão territorial, visto que trouxe novos recursos à realidade romana.
Alternativa 3: Tácito não faz paralelo da ganância dos romanos sendo iniciadas com as expansões territoriais no período da República, suas palavras referenciam os acontecimentos do Império.
Alternativa 4: O documento evidencia que o crescimento da riqueza dos romanos, consequência das expansões territoriais, foi tornando-os cada vez mais próximo do ideal de homem romano.
Alternativa 5: O documento expressa que depois que as expansões territoriais e conquistas de maiores riquezas, os homens foram corrompidos pela riqueza, e a velha moral romana aos poucos foi cedendo espaço para o luxo.
RESPOSTA:
A velha ganância pelo poder, citada por Cornélio Tácito (55-117 d.C.) se manifestou com o advento da expansão territorial da República Romana, sendo que após a consolidação de Roma como um Império - e consequente derrota dos principais inimigos políticos, a exemplo dos gauleses e de Cartago, ex-potência do mediterrâneo.
Desse modo, a estabilidade promovida pelo Império Romano não curou a ganância de seus cidadãos; pelo contrário, começa-se a verificar conflitos entre os próprios na luta pelas riquezas e poderes no Império.
Alternativa 5.
Abraços!