O exame de biópsia pode ser realizado em praticamente qualquer região do corpo, e não serve apenas para detectar o câncer, mas para avaliar também condições de órgãos e tecidos diversos (Adaptado de LUCIRIO, 2017).
Neste contexto, complete as lacunas a seguir:
O procedimento inicia-se com a aplicação de uma anestesia local ou mesmo a sedação do paciente, dependendo da região e extensão do tecido a ser avaliado. Em geral, retira-se com uma agulha, pinça ou bisturi, uma pequena parte da área em foco, como por exemplo uma formação estranha na mama, e em outros casos, pode ser necessário extrair toda a lesão. Esses procedimentos são ____________ e ____________, respectivamente. Em casos mais graves, ocorre a necessidade de realizar o procedimento conhecido como ____________, que se trata de um método mais invasivo, que retira fragmentos adequados de tecido para um diagnóstico mais rápido e preciso. Simplificadamente, a amostra é armazenada em uma solução de ____________, para que as células não se degradem e seja possível fazer a análise, seguida de preenchimento com parafina, posterior processamento em fatias que são colocadas em lâminas e coradas para ressaltar as estruturas da célula. A avaliação é visual, feita por um especialista que observa ao ____________ as estruturas celulares e verifica se existem anormalidades. No caso de células cancerosas, as células se mostram irregulares e não estão bem organizadas. Por fim o especialista emite um laudo sobre o que foi constatado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a.
excisionais/ incisionais/ necropsia/ formol/ microscópio de luz.
b.
incisionais/ excisionais/ a céu aberto/ formol/ microscópio de luz.
c.
excisionais/ incisionais/ necropsia/ etanol/ microscópio eletrônico.
d.
incisionais/ excisionais/ a céu aberto/ formol/ microscópio eletrônico.
e.
incisionais/ excisionais/ necropsia/ etanol/ microscópio eletrônico.
Respostas
Olá!
Vamos a lembrar que a biópsia é uma operação menor que é feita para remover o tecido de uma área específica do corpo. A biópsia incisional é mais como uma cirurgia regular, depois de colocar anestesia na área, a pele é cortada e um pedaço de tecido que será analisado é extraído. A biópsia excisional, o tipo mais complicado porque é removido toda a área do tecido.
Assim prenchendo as lacunas temos:
Em geral, retira-se com uma agulha, pinça ou bisturi, uma pequena parte da área em foco, como por exemplo uma formação estranha na mama, e em outros casos, pode ser necessário extrair toda a lesão. Esses procedimentos são incisionais e excisionalis, respectivamente.
Em casos mais graves, ocorre a necessidade de realizar o procedimento conhecido como a céu aberto, que se trata de um método mais invasivo, que retira fragmentos adequados de tecido para um diagnóstico mais rápido e preciso.
Simplificadamente, a amostra é armazenada em uma solução de formol, para que as células não se degradem e seja possível fazer a análise, seguida de preenchimento com parafina, posterior processamento em fatias que são colocadas em lâminas e coradas para ressaltar as estruturas da célula.
A avaliação é visual, feita por um especialista que observa ao microscópio eletrônico as estruturas celulares e verifica se existem anormalidades. No caso de células cancerosas, as células se mostram irregulares e não estão bem organizadas. Por fim o especialista emite um laudo sobre o que foi constatado.
Alternativa correta:
d) incisionais / excisionais / a céu aberto / formol / microscópio eletrônico
Resposta correta:
incisionais/ excisionais/ a céu aberto/ formol/ microscópio de luz.
CORRIGIDO PELO AVA