• Matéria: Administração
  • Autor: julianacristinpbps13
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo Mendes (2012), baseado nos elementos essenciais da estrutura do mercado, o número de empresas e a diferenciação dos produtos, é possível classificar o mercado em: competitivo,
pouco competitivo e sem competitividade.

​PESSOA, Cláudio R. M. Engenharia Econômica. UniCesumar: Centro Universitário Cesumar. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR, 2018.

Suponha que determinado segmento econômico estabelecido na região Norte do Brasil, é o único comprador da produção de hortifrutigranjeiros de determinado município dessa região. Nesse contexto, considerando as estruturas de mercado, esse comprador atua como (assinale a alternativa correta):
Alternativas
Alternativa 1:
Oligopolista.

Alternativa 2:
Monopolista.

Alternativa 3:
Oligopsonista.

Alternativa 4:
Monopsonista.

Alternativa 5:
Competidor puro.

Respostas

respondido por: winederrn
7

Oi, amigo(a)!

Seguem as mesmas considerações para você.

Trata-se da estrutura de mercado conhecida como Monopsônio. A estrutura de mercado conhecida como Monopsônio é conhecida como aquela que possui apenas um comprador e inúmeros vendedores capazes de ofertar produtos e serviços.

Com isto em mente, podemos compreender que: 

a referida estrutura representa um tipo de mercado imperfeito. Na realidade, ocorre o oposto em relação ao Oligopólio. A palavra mono significa um; a palavra psônio significa compra ou aquisição.


Sendo assim, a alternativa correta é:

"Alternativa 4:  Monopsonista".


Até a próxima!

Perguntas similares