• Matéria: Português
  • Autor: sampaioalissonoxkv1u
  • Perguntado 7 anos atrás

Discurso sobre o filme pantera negra

Respostas

respondido por: Anônimo
2

O filósofo e psicanalista esloveno que mais adora dar pitacos em blockbusters. Já o fez com a trilogia do Batman de Chris Nolan, e agora chegou a vez da Marvel. Žižek continua brilhante em sua análise, porém, como sempre, equivocado.

Em seu texto, a tese principal é a de que Killmonger é o verdadeiro herói do filme, assim como Bane seria o herói do último filme da trilogia de Nolan. Ele representaria um líder revolucionário que remeteria ao histórico movimento dos Panteras Negras, que poderia utilizar a tecnologia de Wakanda para uma revolução mundial de oprimidos, destruindo o capitalismo global.

Diz Žižek que o vilão “advoga uma solidariedade global militante e defende que Wakanda deveria colocar sua riqueza, seu conhecimento e seu poder à disposição dos oprimidos de todo o mundo para que eles possam derrubar a ordem mundial existente”. Mas se esquece das palavras do próprio vilão no filme quando diz que sonha com um mundo onde “o Sol nunca se ponha no império de Wakanda”.

Portanto, Killmonger não almeja uma revolução de oprimidos como quer Žižek, mas sim uma dominação global de Wakanda sobre outros países.

Apesar dos equívocos próprios à Žižek, que tem por hábito selecionar somente aquilo que interessa para provar sua tese, ignorando tudo o que a contradiz, o texto vale a leitura para levantar as questões e problematizar o filme sob esses e outros aspectos, como a representação feminina no filme e a cultura de Wakanda.

Perguntas similares