Respostas
CUBISMO (1907)
No início do século XX, tendências artísticas surgiram para romper com o tradicionalismo de épocas passadas. Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Cubismo estão entre os principais movimentos de vanguarda que influenciaram não apenas a literatura, mas as artes em geral.
Surgido na França, o Cubismo se caracteriza pela fragmentação da realidade, flashes cinematográficos, ilogismo e humor. Além disso, há uma superposição de assuntos, espaços e tempos diferentes e linguagem é predominantemente nominal. Na pintura, destaca-se o espanhol Pablo Picasso que buscou uma nova linguagem, decompondo o mundo visível (objetos, pessoas, paisagens) em componentes geométricos para decompô-los de outra maneira, sob diversos pontos de vista.
Pablo Picasso. Le Demoiselles d”Avignon (Foto: Reprodução)
Pablo Picasso. Le Demoiselles d”Avignon (Foto: Reprodução)
No Brasil, a influência dessa vanguarda aparece na obra de Oswald de Andrade que mostra estranhas associações que deslocam o olhar para diversos aspectos da realidade, ao mesmo tempo. Por exemplo:
HÍPICA
Saltos records / cavalos da Penha / correm jóqueis de Higienópolis / os magnatas / as meninas / E a orquestra toca / Chá / na sala de cocktails.
O poema de Oswald de Andrade retrata o ambiente de uma corrida de cavalos na hípica. Também há uma superposição de imagens, deslocando o olhar do leitor da pista para outros planos da realidade.
FUTURISMO (1909)
Giacomo Balla. Unique Forms of Continuity in Space (Foto: Reprodução)
Giacomo Balla. Unique Forms of Continuity in Space (Foto: Reprodução)
Fillippo Tommaso Marinetti propôs uma revolução literária, após a publicação do Manifesto Futurista, que exaltava, entre outros aspectos, “a ação agressiva, a guerra, as ondas multicolores e polifônicas da revolução nas capitais modernas, a velocidade e o voo elegante dos aviões cujas hélices rascam aos ventos qual estandartes e que parecem levantar vivas qual uma multidão entusiasmada.”
As propostas em relação à literatura são: destruição da sintaxe com substantivos dispostos ao acaso; emprego de verbos no infinitivo, abolição do adjetivo e do advérbio; uso de dois substantivos; abolição da pontuação (uso de sinais matemáticos); luta em favor do verso livre.
Embora a área de maior penetração do Futurismo tenha sido a literatura, o movimento encontrou ecos na pintura e na escultura, particularmente nas obras de Umberto Boccioni, Giacomo Balla.
EXPRESSIONISMO (1910)
Portinari. Discovery of de Land (Foto: Reprodução)
Portinari. Discovery of de Land (Foto: Reprodução)
Para o artista expressionista, a obra de arte é reflexo direto de seu mundo interior e toda a atenção é dada à expressão, isto é, ao modo como forma e conteúdo livremente se unem para dar vazão às sensações do artista no momento da criação.
Entre os principais fundamentos da vanguarda surgida na Alemanha, destacam-se: a deformação da realidade e a valorização dos conteúdos subjetivos. A razão é objeto de descrédito, dessa forma, a arte é criada sem obstáculos convencionais o que representa um repúdio à repressão social. Na pintura expressionista, podemos destacar Chagall, Paul Klee, Munch, entre outros.
DADAÍSMO (1916)
Marcel Duchamp (Foto: Reprodução)
Marcel Duchamp (Foto: Reprodução)
Consiste na destruição e anarquia de valores e formas. Usa-se a técnica do “ready-made’ (utilização de formas já prontas). Na pintura, tal técnica é observada nas telas de Marcel Duchamp.
Na literatura, o Dadaísmo caracteriza-se pela improvisação e pela desordem. Pela rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio.
A falta de lógica e a espontaneidade na literatura sua expressão máxima. Em seu último manifesto, Tristan Tzara diz que o grande segredo da poesia é que “o pensamento sai da boca”.
SURREALISMO (1924)
Obra de Salvador Dalí (Foto: Reprodução)
Obra de Salvador Dalí (Foto: Reprodução)
O grande nome da literatura surrealista é André Breton. Dentre as características principais destacam-se: a valorização do sonho, a imaginação, o sobrenatural; busca imagens inconscientes (teoria da escrita automática).
Salvador Dalí, representante da pintura, é influenciado por Freud. Ele apresenta temas recorrentes em suas obras: o sexo e todas as suas atribulações, angústias, medos, frustrações, traumas; a memória, sua permanência ou dissipação, representada por relógios que se diluem; o sono e o sonho.
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