• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elieudemacedo31
  • Perguntado 7 anos atrás

A partir da década de 1980, o fracasso escolar que até então era visto como um problema de deficiência ou carência cognitiva e cultural dos alunos do meio popular, passou a ser relacionado, à luz das teorias construtivistas e sociointeracionistas de ensino (em geral) e da língua (em particular), às práticas tradicionais de ensino da leitura e da escrita. Neste sentido, avalie as afirmações a seguir: I - ( ) No campo da alfabetização, os erros continuaram a ser vistos como definidores de suas hipóteses de leitura. II - ( ) No campo da alfabetização, os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky vão dar um novo sentido aos erros ou escritas não convencionais dos alunos. III - ( ) No campo da alfabetização, os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky vão confirmar um mesmo sentido aos erros ou leituras não convencionais dos alunos. IV - ( ) No campo da alfabetização, os erros passaram a ser vistos como reveladores de suas hipóteses de escrita Está correto o que se afirma em I e IV apenas. II e III apenas. I e III apenas. II e IV apenas. III e IV apenas.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

Olá.


Como vai?

A educação é fundamental para a sociedade, porque é por meio dela que os indivíduos conseguem ser aptos para o mercado de trabalho, bem como se tornarem cidadãos e ter uma visão crítica do mundo.

A figura do professor é importante para esse processo de aprendizagem, tornando-se um mediador do conhecimento, não tratando os alunos como meros robôs.

As únicas assertivas incorretas são a I e a III, uma vez que, os erros não são apontados como definição de hipóteses de leitura. Por isso, Ferreiro e Teberosky apresentam outra perspectiva sobre esses erros.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Abraços!

Perguntas similares