Em um composto iônico, cada íon sofre a atração de todos os íons de cargas elétricas opostas existentes e a repulsão de todos os íons de mesma carga. A forte força de atração existente entre os íons de cargas elétricas opostas responde pelas propriedades típicas dos compostos iônicos, tais como: sólidos duros, estrutura cristalina, altos pontos de fusão e ebulição.
Explique a relação entre estas forças de atração e as propriedades citadas.
Respostas
Olá.
De acordo com o texto, podemos perceber que a forte interação entre íons de cargas elétricas opostas é a causa pela qual os compostos iônicos são sólidos duros, cristalinos e de altos pontos de fusão e ebulição.
A relação que existe entre essas forças e as propriedades é simples: quanto maior a força, mais os compostos apresentam as propriedades mencionadas. Vejamos:
- Quanto maior a força de atração, mais difícil romper as ligações entre os íons, e consequentemente mais duro e cristalino ele se torna.
- Quanto maior a força de atração, mais difícil romper as ligações entre os íons, e consequentemente mais difícil para que as moléculas se separem e mudem de fase, portanto maior o ponto de fusão e ebulição.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
Explicação:
São sólidos compostos por íons de carga oposta. Eles consistem em cátions carregados positivamente e ânions carregados negativamente. Quando estes são dissolvidos em água, os cátions e os ânions se separam e ficam livres para se moverem na água, permitindo que a solução conduza corrente elétrica. A texto refere-se aos: