A Teoria das Relações Humanas, também chamada Humanística, teve sua origem através de alguns fatos que proporcionaram uma mudança de ênfase dentro da organização, não deixando de lado as máquinas, mas proporcionando um melhor ambiente de trabalho para as pessoas" (RICHTER, 2016, p.74). Sobre os argumentos que deram origem à Teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas: I- Houve uma necessidade de democratização no ambiente de trabalho, deixando de lado a rigidez mecanicista. II- O desenvolvimento das ciências exatas, desenvolvendo o lado racional das pessoas e reafirmando os princípios da Escola Clássica. III- Houve contribuições da psicologia em que o humanismo nas organizações e na administração de pessoas teve um campo fértil, desenvolvendo a sociologia no ambiente de trabalho. IV- As experiências de Hawthorne colocaram evidências positivas na Teoria Clássica, pois apresentaram um modelo de trabalho muito mais eficiente e humanizado.
Respostas
Olá.
Como vai?
Entende-se que o assunto da questão é a Teoria das Relações Humanas, uma teoria que teve como origem os Estados Unidos, que se deu principalmente pelos estudos da Experiência de Hawthorne.
Essa Teoria veio para desconstruir a ideia de que o colaborador é somente uma máquina e reprodutor das suas tarefas.
Com isso, as suas principais características são a humanização da administração que antes era adotada somente com esse viés, do trabalhador ser um mero 'mecânico'.
Além disso, destaca-se as conclusões que foram obtidas por meio da Experiência de Hawthorne.
Portanto, todas as assertivas estão corretas.
Bons estudos!
Resposta:
Letra D ( I e III )
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
Explicação:
Necessidade da democratização no ambiente de trabalho incluindo a humanização: a mudança ocorre em relação aos americanos, deixando a rigidez e mecanicistas de lado, buscando um novo padrão de vida humanizado, democratizando o modo de administrar.
Desenvolvimento das ciências humanas: esse movimento se deu através da psicologia, principalmente, desenvolvendo o lado intelectual das pessoas e demonstrando os inadequados princípios da escola Clássica.
A filosofia pragmática: as contribuições da psicologia foram fundamentais para o humanismo nas organizações e na administração de pessoas, em que Elton Mayo, o fundador da teoria, buscou desenvolver a sociologia no ambiente de trabalho.
As experiências de Hawthorne: estas experiências, através da supervisão e coordenação de Mayo, colocaram a Teoria Clássica em xeque, pois apresentaram um modelo de trabalho muito mais eficiente e humanizado.