Sofia, uma jovem de 18 anos, começou a acompanhar com mais atenção o seu ciclo menstrual e, durante quatro meses, indicou o primeiro dia da menstruação em um calendário, representado abaixo. A partir dos dados, determine:
a) Qual é a duração do ciclo menstrual de Sofia?
b) Quais as prováveis datas de ovulação, em cada um dos meses? Como você chegou a esse resultado?
c) Sofia poderia utilizar esses dados para evitar uma gravidez indesejada? Justifique sua resposta.
Respostas
Olá!
a) Entre uma menstruação e outra podemos contar 32 dias. Sendo assim a duração do ciclo mentrual de Sofia é de 32 dias.
b) Maio: 18
Junho: 19
Julho: 22
Agosto: 23
A ovulação ocorre geralmente 14 dias antes da próxima menstruação. Em um ciclo de 32 dias, ela gira entorno do 18º dia após a menstruação. É importante lembrar que o período fértil varia entre 6 e 5 dias entre o dia da ovulação.
c) Sim, pode. Utilizando esse método ela pode saber o período em que ela se encontra fértil e evitar relações nesses dias. Entretanto é um método de baixa eficiência, tendo em vista que o ciclo pode ser alterado por fatores como o estresse, além de não prevenir contra DST's.
Resposta:
a) 32 dias, basta contar o intervalo de dias entre o início das menstruações.
b) Considerando que a ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual, em um ciclo de 32 dias, a ovulação deve ocorrer em torno do 16o dia. Neste caso, as datas seriam: 16/05, 17/06, 19/07 e 20/08.
c) Sim, conhecendo bem o seu ciclo menstrual e determinando as prováveis datas de ovulação, Sofia pode identificar o seu período fértil, que é considerado entre 5 dias antes da ovulação até três dias depois. Entretanto, apesar de possível, esse método possui baixa eficácia.