• Matéria: Sociologia
  • Autor: WilliamWest4079
  • Perguntado 7 anos atrás

Analise as afirmativas que se seguem, referentes às particularidades históricas da sociedade brasileira. I - O desenvolvimento do capitalismo no Brasil se processou sem transformações que erradicassem relações econômico-sociais pré-capitalistas. II - No período de 1930 a 1980, a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou, registrando notável mobilidade social. III - Uma das principais características da sociedade brasileira, de 1930 a 1980, foi um expressivo crescimento econômico, acompanhado da redução da desigualdade social. IV - No período posterior a 1980, a economia brasileira, porque não experimentou processos de reestruturação produtiva, vem contribuindo para o agravamento da questão social. V - A análise da história brasileira demonstra que os períodos de crescimento econômico são aqueles em que mais se reduzem as expressões da questão social. Estão corretas apenas as afirmativas

Respostas

respondido por: mariferreir1997
88

I e II Explicação: corrigido

respondido por: Matheusieti
18

A partir da década de 90 a assistência social mudou suas estratégias, o que representou um grande desenvolvimento.

A construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.

Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.

A retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu.

Perguntas similares