Respostas
Para que você entenda podemos fazer um teste prático:
1 - Abra o Bloco de Notas (imagino que vc use Windows).
2 - Escreva apenas a palavra informática com o devido acento e salve com o nome ANSI em Meus Documentos.
3 - Não feche o Bloco de Notas.
4 - Abra a pasta Meus Documentos, deixe o ponteiro do mouse sobre o arquivo que você salvou, observe que o Windows exibe os dados do arquivo indicando 11bytes. (se isto não ocorrer clique com o botão direito do mouse e escolha Propriedades, verá em tamanho os 11bytes).
Neste caso cada letra foi representada por um Byte utilizando uma tabela de caracteres chamada ANSI.
5 - Volte ao Bloco de Notas e no Menu Arquivo escolha Salvar Como, coloque aqora o nome do arquivo como UTF e escolha em Codificação na parte inferior da janela UTF-8 e clique em Salvar.
6 - Abra novamente a pasta Meus Documentos e verifique como no passo 4 o tamanho do arquivo UTF.txt. Você vai ter curiosos 15bytes!
7 Se repetir o processo e salvar como Unicode terá um arquivo de 24Bytes!
Isto ocorre porque no padrão UTF-8 a letra acentuada da palavra informática foi representada por 2 byte e o arquivo ganhou um pequeno cabeçalho de 3 bytes indicando o tipo de codificação. Neste caso tirando o cabeçalho a palavra informática tem 12 bytes.
No Unicode cada letra ocupa 2 bytes gerando 22Bytes mais 2 Bytes para o cabeçalho que indica a codificação.
Na internet o padrão correto para representar a palavra informática no código HTML de uma página web seria informá onde "á" representa a letra "a" com acento agudo o que velariam 14 bytes.
Resumindo, cada símbolo da palavra informática pode ser, na prática, representada por 11, 12, 14 ou 22 bytes, dependendo da codificação e do padrão utilizado.