• Matéria: História
  • Autor: stefanysampaio15
  • Perguntado 7 anos atrás

[URGENTE ]

resumo com detalhes mais importantes do iluminismo ´, absolutismo e um resumo de cada filósofos

Respostas

respondido por: darkeverson
2

O iluminismo foi um movimento burguês contra o absolutismo. O absolutismo foi um tipo de governo onde todo o poder concentrava-se nas mãos do rei, seu modelo econômico era o mercantilismo e suas principais características era o protecionismo, o metalismo, o pacto colonial e balança comercial favorável (onde mais se exportava do que importava).

Uma nova classe social então surgiu, no entanto nesse tipo de governo impedia com que os burgueses obtivessem lucros, faziam com que pagassem taxas altíssimas à coroa e não possuíam nenhum tipo de incentivo do Estado.

Um movimento contra esse tipo de governo autoritário surgiu, alguns dos principais filósofos que trouxeram ideias que inspirariam o movimento iluminista foram: René Descartes, John Locke e o física Isaac Newton.

Além do viés político, o iluminismo foi um movimento onde a ciência tomou o lugar da religião, as pessoas passaram a se questionar sobre o universo e o homem se tornou o centro de tudo (e não mais Deus/Religião).

Em decorrência dessa vontade de trazer a ciência para o plano principal, criou-se a enciclopédia que contou com a ajuda de mais de 300 autores e foi o principal veículo de difusão das ideias iluministas, nela se encontrava as mais diversas teorias cientificas das mais diversas áreas. Os seus realizadores foram Diderot, D'Alambert. Diderot repugnava a igreja e o absolutismo e é conhecido por sua frase "Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre".

Outros filósofos, cientistas, pensadores que representavam o movimento e estavam presentes na obra foram: Helvetius que dizia que a moral fundamentava-se na constante busca do prazer e na fuga da dor e do sofrimento (Hedonismo); Voltaire que defendia fielmente a liberdade do indivíduo; Montesquieu que elaborou de uma forma mais concisa e eficaz a ideia dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e com isso a teoria dos pesos e contrapesos.

Muitos estudiosos defendem que o iluminismo acabou com o fim da revolução francesa. Alguns absolutistas ao verem seus reinos em crises econômicas, a insatisfação do povo e a ascensão de revoltas, cedem ao iluminismo e 'contratam' filósofos e estudiosos para os ajudarem na administração, esses reis são conhecidos como déspotas. Os súditos perceberam que até mesmo os reis reconheciam o iluminismo como algo válido, o que levou a uma crise ainda maior e fez com que o modelo absolutista entrasse em colapso e a partir daí formavam-se os primeiros Estados modernos.


Espero que tenha ajudado!

Perguntas similares