A pele é o maior órgão do corpo humano e apresenta permeabilidade cutânea de forma seletiva, permitindo ou não a passagem de substâncias, sendo esta característica baseada nas características das substâncias em função da natureza química.
Com base no enunciado acima, assinale a alternativa INCORRETA:
a.
Para cosméticos de uso diário, o ideal é utilizarmos produtos com pH 10 para mantermos a integridade da pele e ter a efetividade de sua função bactericida e fungicida exercida por esse pH.
b.
É necessário observar que as substâncias com peso molecular elevado não permeiam na pele.
c.
Para cosméticos de uso diário, o ideal é utilizarmos produtos com pH próximo ao pH fisiológico, ou seja, pH 5,0 (ácido) para mantermos a integridade da pele e ter a efetividade de sua função bactericida e fungicida exercida por esse pH.
d.
O pH é extremamente importante para a pele. A pele apresenta pH de aproximadamente 5,0, ou seja, levemente ácido. A acidez da epiderme desempenha função de proteção.
e.
Cada função orgânica possui seu pKa específico. Quanto maior o pKa, mais fraco é o ácido.
Respostas
Olá.
Sabemos que o pH da superfície da pela é um importante indicador funcional e defesa da pele, devendo-se à produção de ácido láctico e conferindo à superfície cutânea a proteção do “manto ácido cutâneo”.
O manto hidrolipídico protetor da nossa pele é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, de pH por volta de 5,5, destinado a manter um ambiente de defesa, visando minimizar ou conter o desenvolvimento de microorganismos nocivos.
Assim, os produtos cosméticos utilizados devem apresentar pH próximo desse valor, evitando assim um desequilíbrio no pH da pele, e consequentemente, problemas de saúde.
Portanto, a alternativa INCORRETA é a letra A.
Espero ter ajudado ;)
Resposta: resposta correta é a letra A.
Para cosméticos de uso diário o ideal é utilizarmos produtos com pH 10 para mantermos a integridade da pele e ter a efetividade de sua função bactericida e fungicida exercida por esse ph.
Explicação: