Respostas
Brincar é o trabalho das crianças, pois é através da brincadeira que as crianças, de forma espontânea e agradável, desenvolvem a sua capacidade criativa, experimentam e treinam novos papéis e aprendem a regular socialmente os seus comportamentos e emoções.
Infelizmente, nem todas as crianças têm oportunidade de gozar uma infância de felicidade e liberdade. Estima-se que mais de 200 milhões de crianças sejam exploradas e limitadas nos seus direitos. Trata-se de uma prática ancorada sobretudo em condições de pobreza e questões culturais que apenas durante o século XIX começou a ser questionada e mereceu regulação.
Na Grã-Bretanha, a Factory Acts introduziu a medida pioneira de restrição à contratação de menores de 14 anos e limitou a jornada de trabalho, para menores de 18 anos, ao máximo de 12 horas diárias. A partir daí, com maior expressão durante os últimos 20 anos, numerosas instituições tais como a Organização Internacional do Trabalho, a UNESCO e a Organização das Nações Unidas têm desenvolvido um meritório trabalho no sentido de eliminar a exploração do trabalho infantil.