• Matéria: Filosofia
  • Autor: PaulaVieira0706
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando Durkheim, em seu estudo sobre a divisão do trabalho social, utilizou pela primeira vez a palavra “anomia”, estava criando um conceito que traduziria a ideia da falta ou do abandono das normas sociais de comportamento, indicando um certo desvio de comportamento, decorrente da ausência de lei, conflito de normas, ou ainda desorganização pessoal. Em qualquer sociedade, por mais estruturada que pareça ser, haverá sempre algum tipo de desvio de conduta, evidenciando que alguns de seus membros deixam de seguir as referências sociais e morais que foram estabelecidas por uma ordem comum. Em maio deste ano, o Brasil assistiu a uma inédita greve dos caminhoneiros, que paralisou grande parte do sistema produtivo nacional. O fato dos supermercados sofrerem um previsível desabastecimento, causado pela falta de recebimento de mercadorias, foi agravado por uma corrida da população em busca de estocar alimentos. Cenas de pessoas comprando quantidades exorbitantes de produtos, levaram boa parte dos supermercados a limitar a venda por cliente. Alguns clientes entrevistados afirmavam não se incomodarem, pois iriam a outros estabelecimentos a fim de adquirir o maior número possível de alimentos e, quando questionavam se esses alimentos não faltariam a outros clientes. Muitos justificavam suas atitudes alegando que em uma situação de exceção, cada um deveria pensar em si e em sua família. Mediante o exposto e nossos estudos, responda:

a) Justifique as atitudes das pessoas envolvidas na greve apresentada utilizando os conceitos de Durkheim.

b) Analise três fatos ocorridos, de repercussão nacional, de comportamentos anômicos na sociedade brasileira e avalie como a teoria de Durkheim poderia ser aplicada à atuação dos protagonistas de cada um dos 3 fatos apresentados.

c) Para Durkheim as pessoas possuem dois tipos de consciência, como se existissem dois seres em cada indivíduo: a consciência coletiva e a consciência individual. Como essa teoria poderia ser aplicada à situação apresentada no contexto inicial?

Respostas

respondido por: arturaraujoeara
0

a)As atitudes das pessoas envolvidas na greve se encaixam no conceito de Durkheim,pois ele cita

ausência de lei,conflito de normas,desorganização pessoal etc... Tudo isto aconteceu principalmente pela falta de entendimento entre os envolvidos na greve e também pela evidência de como certas sociedades podem ser frágeis e divididas socialmente.


b)

Os caminhoneiros iniciaram a greve.

-Na teoria de Durkheim:

Houve uma Falta de identificação com os valores e as regras sociais.


-Os caminhoneiros reclamaram

seus direitos.

-Na teoria de Durkheim houve:

Inconformismo e revolta. Muito negativo aos meios e metas. A diferença da rebelião para com a evasão é de que o rebelde propõe o estabelecimento de novas metas.


-Corrida da população em busca de estocar alimentos.

-Na teoria de Durkheim:

Os membros deixam de seguir as referências sociais e morais que foram estabelecidas por uma causa comum,quando uma sociedade deixa de seguir as regras estabelecidas e óbvio que haverá uma desordem social e várias classes sofreram consequências.


C)Durkheim citou que as pessoas possuem dois tipos de consciência a consciência coletiva e a consciência individual. Portanto poderia ser aplicada à situação o seguinte:

Os caminhoneiros agiram ou por consciência coletiva ou individual,ambos buscavam os mesmos direitos coletivamente mas individualmente cada um pensava nas suas famílias,emprego etc...



Perguntas similares