A partir do vídeo "O Brasil deu certo. E agora?" responda:
1. Para desenvolver o país, todos os participantes são unanimes em apontar duas causas que devem ser combatidas se quisermos um país melhor. Que áreas devem ser atacadas?
2. A crise de 29, deu ao Brasil uma possibilidade de crescer. Explique o que aconteceu no nosso país em função da crise.
3. Por que Juscelino Kubistchek ficou conhecido, segundo o vídeo, como o pai da inflação?
4. Que problemas (externos e internos) passa ter Geisel, durante o seu governo, para manter as coisas andando no Brasil?
5. Qual a novidade do Plano Persio Arida, utilizado pelo ministro da fazenda Fenando Henrique Cardoso?
Respostas
Olá,
1) As causas que devem ser combatidas para a melhora efetiva do Brasil são a corrupção e a incompetência, que também pode ser compreendida como a ineficiência do estado, uma das grandes causas da desigualdade social.
2) A crise de 29 no Brasil teve como resultado diminuição na demanda pelo café por parte dos EUA, então o governo comprou e queimou toneladas de café para satisfazer os cafeicultores. Como ponto positivo foi a diversificação da economia.
3) Juscelino Kubistchek ficou conhecido como pai da inflação porque seu governo se endividou muito, e o capital estrangeiro no país era quase sua totalidade, o que gerou uma inflação gigantesca que se alastraria pelas próximas décadas.
4) Os problemas externos e internos de Geisel começam com uma queda da economia interna e grande insatisfação popular, e no campo externo tem-se a crise internacional do petróleo.
5) O Plano Persio Arida de Fenando Henrique Cardoso trouxe uma nova concepção monetária que foi idearia do plano real, uma moeda estável.
Abraços!